sábado, 25 de abril de 2020

Perigosos camaleões


Camaleões se camuflam no meio ambiente e permanecem quase invisíveis prontos para abocanhar a presa incauta. Alguns políticos agem como camaleões, permanecendo quase invisíveis ate que a oportunidade surja e eles possam abocanhar os alvos da sua voracidade. Como tal, agem também as organizações que os abrigam, os partidos políticos. No Brasil atual temos três grandes camaleões perigosos que agora vislumbram fartas refeições. São eles: DEM, MDB e PSDB.
        O DEM e o MDB Surgiram quando o regime militar extinguiu o pluripartidarismo no Brasil e decretou o bipartidarismo, representado pela Aliança Renovadora Nacional (Arena) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Mas, como camaleões, logo eles se camuflaram em formas diferentes. Tornaram-se Partido Democrata Social (PDS) e Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Com a volta do Pluripartidarismo, surgiram novos cameleões, sendo os maiores o Partido Social Democrata Brasileiro (PSDB), e o Partido dos Trabalhadores (PT). Surgiram também muitos camaleões menores, como filhotes que vivem das sobras que caem da mesa do banquete dos grandes camaleões.

         Com o passar do tempo as camuflagens foram mudando. O PDS virou PFL, depois DEM e o PMDB voltou a ser MDB. Desde que era Arena o hoje DEM reinou absoluto até que o PMDB tomou o seu reinado elegendo José Sarney, que fora eleito Vice na chapa de Tancredo Neves, que se elegeu presidente, mas, morreu sem tomar posse. Aproveitando-se das brigas e discórdias dos grandes, um camaleão novinho, o Partido da Renovação Nacional PRN) elegeu o presidente Collor de Melo. Depois veio Itamar Franco que teve como ministro FHC, o criador do bem sucedido Plano Real, que acabou com a hiperinflação no Brasil. Mas, no rastro dele vinha um camaleão que ninguém notava, o PT, que elegeu Lula e mergulhou o Brasil na maior crise já experimentada pelo País. Foi condenado e preso, mas o estrago já estava feito.

         Aproveitando-se da grande confusão, surgiu do nada Jair Bolsonaro. Sem partido, sem dinheiro, usando só as redes sociais e uma retórica de desfazer o estrago feito pelos governos anteriores, principalmente o PT, e formar uma equipe de governo eminentemente técnica, acabando com o loteamento dos ministérios entre os partidos políticos. Assim o fez, mas não percebeu que trouxe para o governo diversos camaleões filhotes do DEM, do PMDB, do PSDB e até do PT, que permaneceram camuflados em vários escalões do governo e que agora estão se revelando.

         Esses bichos mudam a cor da pele, mas não mudam sua natureza predadora do dinheiro público, sua presa favorita. E o resultado desse erro tem sido catastrófico para o Brasil como agora estamos vendo. Tomara que a população resista até 2022, quando teremos uma nova chance de varrer esses bicharocos do nosso ambiente político. Podemos começar ainda nas eleições municipais que deverão ocorrer ainda este ano.

Nenhum comentário: