A Federação Brasileira de Bancos (Febraban)
divulgou dicas para que as pessoas se protejam e evitem golpes pela
internet que podem gerar prejuízos materiais. Com o crescimento das
transações digitais em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19),
vêm aumentando também as tentativas de invasão e acesso indevido aos
dispositivos de cidadãos visando obter alguma vantagem indevida.
Há golpes novos que vêm ocorrendo mais
fortemente. Em um deles, bandidos entram em contato com clientes, se
passando por funcionários do banco, afirmando que houve transações
suspeitas. Isso pode ocorrer para obter dados pessoais do correntista.
Um outro tipo de golpe envolve o envio de um “motoboy” à casa do
cliente para recolher o cartão e, supostamente, verificar problemas.
Uma das estratégias usadas por golpistas,
durante a pandemia, é a criação de aplicativos para simular apps de
governos e autoridades, como o da Caixa para pagamento do auxílio
emergencial. Utilizando esses programas falsos, o bandidos conseguem
informações que permitem realizar compras ou transações.
Segundo a Febraban, bandidos também estão
intensificando táticas já utilizadas, como esquemas para obter dados das
pessoas que viabilizem realizar transações ou clonagem de contas para
requisitar valores se passando pela pessoa.
Foi o caso da consultora em redes sociais
Flávia Azevedo. Ela recebeu a ligação de uma pessoa que se passava por
assessor de um amigo e pedia informações para o envio do convite de um
evento. Flávia recebeu email com um link para o Whatsapp que gerava um
código. Ela repassou o código para a pessoa - no intuito de receber o
convite, mas o que teve foi uma grande dor de cabeça. A pessoa clonou a
conta da profissional no serviço de mensagens e, a partir daí, passou a
enviar pedidos de dinheiro a amigos da consultora, se fazendo passar por
ela.
"Às vezes você está ocupada e mesmo sabendo
destes golpes não nota pois chega uma ligação em nome de quem você
conhece. Por isso, é sempre muito importante tomar cuidado e conferir
esse tipo de pedido", diz.
A Febraban explica que os bancos não enviam
links com pedidos de atualização de dados por mensagem (SMS), Whatsapp
ou e-mail. As instituições financeiras também não entram em contato por
telefone para pedir cadastro, realizar transferência, fazer testes ou
atualizar e sincronizar tokens.
O acesso a sites de bancos ou de benefícios
como o auxílio emergencial deve ser feito com digitação dos endereços
dos sites oficiais, não entrando por meio de links. Os aplicativos devem
ser baixados nas lojas oficiais (como Play Store para Android ou App Store para os smartphones da Apple).
A Febraban reitera cuidados importantes para evitar problemas:
- Manter antivírus atualizado;
- Não instalar pen drives desconhecidos, pois podem ter vírus;
- Configurar senhas fortes no wi-fi pessoal;
- Alterar senhas se identificar algum comportamento suspeito;
- Criar usuários caso utilize um computador compartilhado.
- Não instalar pen drives desconhecidos, pois podem ter vírus;
- Configurar senhas fortes no wi-fi pessoal;
- Alterar senhas se identificar algum comportamento suspeito;
- Criar usuários caso utilize um computador compartilhado.
No mês passado, a Agência Brasil ouviu
especialistas e também listou outras medidas que devem ser adotadas
para evitar problemas relacionados à segurança da informação e a
invasões na internet.
Agência Brasil
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