sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Aniversário da Princesa

 

E hoje a Princesa completa 187 anos. Dando continuidade a nossas publicações para comemorar esse aniversário, vamos falar de um dos eventos mais importantes da cidade, o Natal Encantado. Surgido em 2013, se caracteriza com a iluminação e todos os enfeites de Natal na cidade e a criação de três palcos de apresentações no espaço Marcos Morais, no Paço Municipal e na praça da Matriz, onde se apresentam orquestras sinfônicas, ballet, peças teatrais, dança folclórica, pianistas, corais, e shows musicais de diversos gêneros, como MPB, Blues, Pop e Rock. O Natal Encantado já tem projeção nacional, atraindo turistas e com muitas atrações de várias partes do país e algumas internacionais.

Um encanto de Natal em pleno sertão baiano

 No mês de dezembro, em Feira de Santana, no interior da Bahia, acontece o Natal Encantado, com eventos em diversos pontos da cidade. A magia das luzes e dos Corais semeiam o amor, a paz, e a fraternidade no coração das pessoas. Peças teatral, encenada ao ar livre, remontam o nascimento do menino Jesus em um verdadeiro presépio vivo. Shows de artistas locais e nacionais divertem quem quer celebrar mais um ano de conquistas. Quem passa por ali quer ficar. São vários dias de uma programação pensada nos mínimos detalhes. Também os templos religiosos participam dessa experiência que deu certo e que conta com muita receptividade, tanto da população local quanto de visitantes. A grade de atrações é bastante eclética, de modo a atender à diversidade do público. Além de teatro, tem números circense, filarmônicas, e músicas que vão do popular, passando pelo erudito até o clássico.


Feira de Santana sempre foi um palco para grandes artistas nacionais e internacionais, desde a década de 70. Na cidade sempre aconteceram grandes espetáculos, mesmo quando a cidade só contava com pouco espaço para espetáculos culturais e artísticos, como os clubes socais e os cines teatros Íris e Santanópolis. Na Década de 80 surgiram grandes casas de shows. Entre os seus festejos populares maiores, estavam a Micareta, o São João, que é comemorado em vários distritos, mas faltava uma festa de gala, como o Natal Encantado. Isso só veio a acontecer a partir de 2013, no governo de José Ronaldo, quando era secretário de Cultura o jornalista Jailton Batista, que nos remeteu ao verdadeiro espírito da data, vivenciando experiências que remetem a população e visitantes aos sentimentos de solidariedade, alegria e comemoração à tradicional data bíblica.


O Natal é um evento universal que desperta nas pessoas o melhor de cada um as aproxima criando o chamado “Espírito Natalino”. Com uma programação voltada para as famílias, para todos os públicos, de todas as idades, já se tornou uma fonte de cultura e entretenimento para muita gente da macrorregião. É democrático, gratuito, sem qualquer limitação, e tem como grande diferencial trazer para o público do sertão o clássico com mais intensidade, com apresentações de orquestras e cameratas, além de shows de nomes expressivos da Música Popular Brasileira.

 Reconhecimento

A fórmula tem dado certo. “Podemos afirmar que a cidade onde nasceu e faz a melhor micareta do Brasil também realiza a maior festa cultural do país em pleno período natalino”, ressalta o prefeito do município. Há também  muita  gratidão por quem tem a oportunidade de integrar a programação. “É uma oportunidade, às vezes até única, de mostrar o trabalho autoral. No meu caso, aproveitei para mesclar o repertório com canções de Gilberto Gil e outras de minha autoria”, diz Roberto Kuelho, músico, blogueiro e agitador cultural. A apresentação, feita especialmente para o Natal Encantando lhe rendeu sondagens por alguns contratantes. “Fomos cotados para outros períodos e outras cidades. Acaba abrindo portas”, comemora o artista feirense.

O Natal Encantado já trouxe bons frutos também para o Coral Maestro Miro, grupo que se apresenta desde a primeira edição do evento. “A gente já teve convites para ir cantar no Pelourinho e fomos convidados a partir do que apresentamos no Natal Encantado”, conta Céliah Zaiin, musicista e maestrina do coral. A conquista não é em vão. Cada detalhe é pensado com muito carinho por Céliah. A preparação para o evento dura oito meses e conta com 70 alunos, que vão de crianças a idosos. “Todo ano a gente se esforça para fazer da melhor maneira o musical. É um momento muito especial. Me sinto uma gigante por desenvolver este trabalho".

Outro momento marcante da programação é a encenação teatral do grupo Renascer, que percorre as principais ruas da cidade remontando a trajetória do nascimento de Jesus Cristo. “São dois cenários grandes, um atual, que mostra o Natal comercial de Papai Noel e árvore de Natal, e um tradicional, do nascimento de Jesus. A história é contada a partir de uma criança, que fica encantada pelo Natal”, explica Isa Lima, diretora do grupo teatral Renascer. 

Com informações do jornal Correio da Bahia e da Ascom da PMFS



 

Nenhum comentário: