segunda-feira, 21 de setembro de 2020

O LIVRO MAIS LIDO

Neste domingo – 27 – celebraremos o Dia da Bíblia. É o livro dos livros. A cada ano, em todo o mundo, são vendidos ou distribuídos mais de 50 milhões de exemplares. No Brasil, são cerca de sete milhões de Bíblias vendidas, anualmente. É o livro mais vendido e mais lido no mundo. A Bíblia é o livro sagrado dos cristãos.

SÃO MUITAS as curiosidades que cercam a Bíblia. Ela é composta por 773.693 palavras e 3.566.480 letras. É dividida em 1.189 capítulos e 31.000 versículos. São três os idiomas básicos da Bíblia: hebraico, aramaico e grego. Figuram na Bíblia 3.573 promessas e a frase “não temais”, com algumas variantes, aparece em 366 oportunidades, uma para cada dia do ano. O livro sagrado dos cristãos já foi traduzido em mais de 2.500 idiomas.

ERRAMOS ao buscar na Bíblia aquilo para o qual não foi escrita: história, ciência, geografia e astronomia. A ciência aparece nela, mais limitada ao conhecimento do tempo em que foi escrita. Na Bíblia encontramos, sem erro ou engano, tudo aquilo que Deus quis que fosse escrito para nossa salvação. É o livro da salvação, e não do conhecimento humano. Ela nos traz, de modo perfeito, o plano de Deus sobre a pessoa humana e o universo – nossa Casa Comum.

VIVEMOS em um mundo no qual há muitas palavras. Os meios de comunicação fazem que essas sejam abundantes. Temos canções, programas de rádio e televisão, jornais, revistas, celulares e redes sociais. De tantas palavras que nos rodeiam, às vezes, não somos capazes de entender tudo daquilo que se diz. A palavra deixou de comunicar e se converteu em ruído. No entanto, a Palavra de Deus, ocupa o lugar mais importante e privilegiado na pessoa de fé.

NA VERDADE, todos temos fome e sede da Palavra de Deus. “Eis que vem o dia em que enviarei uma grande fome e sede sobre a terra. Não uma fome de pão, nem uma sede de água, mas fome e sede de escutar a Palavra de Deus”. (Am 8,11). A Bíblia aponta novos caminhos de justiça e solidariedade. Julga os desejos e os pensamentos dos corações humanos. Ela indica quem somos, o que devemos fazer, para onde vamos e para que vivemos.

 PAULO apóstolo escreveu a seu discípulo Timóteo: “Toda a Escritura é divinamente inspirada e útil para ensinar, para repreender, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e capacitado para toda a boa obra” (2Tm 3,15). Deus continua falando hoje, à nossa vida pessoal, familiar, comunitária e política através da Bíblia. “Sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes”.(Tg 1,22).

 

Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

[email protected]

Nenhum comentário: