sábado, 19 de setembro de 2020

Feira ganha Casa da Cultura no Casarão dos Olhos d`água

 


Memória viva da história de Feira de Santana, o Casarão dos Olhos d’Água passa a abrigar a Casa da Cultura, equipamento gerido pela Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa. No espaço, entregue na manhã desta sexta-feira, 18, no aniversário de 187 anos da cidade, passam a funcionar o memorial em homenagem à Maria Quitéria, o Instituto Histórico e Geográfico e também as academias culturais.

No equipamento de cultura estarão instalados a Academia Feirense de Letras; Academia de Letras e Artes; Academia de Educação, além da Academia Regional de Letras Jurídicas e a Academia de Ciências e Letras. Juntas, essas instituições vão colaborar para manter a cultura sempre fervilhando na cidade, assim como impulsionar as discussões sobre o desenvolvimento da educação pública.

Presente no evento, o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho hasteou o pavilhão nacional, ao lado do secretário de Cultura, Jairo Carneiro Filho, e do professor Josué Melo, que hastearam as bandeiras de Feira de Santana e da Bahia, respectivamente. Na oportunidade, ele destacou a importância histórica do casarão, que foi reconstruído durante seu primeiro governo.

Em nome do Governo Municipal, o presidente da Fundação Egberto Costa, Antônio Carlos Coelho, ressaltou a importância do equipamento para o desenvolvimento da cultura e o resgate da história do município. “Estamos comemorando o aniversário de 187 anos de Feira de Santana, fato mais importante para a cultura de nosso município”, afirmou ao destacar a sensibilidade do Governo Municipal em reunir as academias, o Instituto e o Memorial a Maria Quitéria em um só espaço. 

Presidente da Academia de Educação de Feira de Santana, Josué Melo destacou o que representa a reforma do Casarão dos Olhos d’Água e a implantação da Casa da Cultura. “De uma vez só, o Governo Municipal realizou três atos importantes para Feira de Santana. Primeiro, valorizou a memória histórica da cidade, restaurando pela segunda vez o casarão e valorizando a cultura; segundo, implantou a Casa da Cultura, que vai dar finalidade a este importante equipamento, e, por fim, dar efervescência cultural e desenvolvimento ao bairro Olhos d’Água”, disse.

Nenhum comentário: