segunda-feira, 14 de setembro de 2020

SINAIS DE ALERTA

Durante o mês de setembro é realizada, no Brasil, a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. É chamado “Setembro Amarelo” porque, no trânsito, o sinal amarelo significa alerta ( sinal para manter-se em vigilância) antes de abrir o sinal vermelho. Quais são os sinais de alerta que podem levar ao suicídio?

ENTRE outros, deve se prestar atenção, para os seguintes sinais: Problemas afetivos, brigas na família, solidão, desemprego, depressão, isolamento, estresse, alcoolismo, drogas, um acontecimento que faz  a pessoa se sentir “sem saída”, falta de ideais de vida,  jogo virtual “Baleia Azul”... Esses sinais nunca devem ser considerados isoladamente.

QUANDO uma pessoa se mata, familiares e amigos se perguntam: Por que ela fez isso? Não pensou em nós? Será  que deixamos de fazer alguma coisa que poderia ter evitado o suicídio? Outros afirmam: Estava sofrendo! Foi egoísta! Ou, foi fraca! Há bastante confusão de sentimentos. Muitas famílias sentem-se, parcialmente, responsáveis pelo que aconteceu.

O QUE FAZER? Somente com educação e esclarecimento é possível reduzir os suicídios. Precisamos, primeiro dar informação; depois, com conhecimento, ficarmos mais preparados para nos aproximarmos de uma pessoa que está sofrendo, sabermos ler os sinais, interpretá-los e nos sentirmos um pouco mais capazes e menos temerosos de ajudar. Precisamos falar sobre o assunto. É um tema delicado, por isso, muitas vezes, preferimos colocar “embaixo do tapete”.

O SUICÍDIO  é um grave problema que atinge adultos, jovens, inclusive adolescentes e crianças, deixando feridas incuráveis no coração de famílias. Todos devem aprender sempre mais sobre os sintomas que indicam o risco desse mal para, quando necessário, poder intervir e ajudar a salvar vidas, recuperá-las, reconduzindo sempre as  pessoas para a convivência familiar e adequada inserção social.

SOMOS administradores e não proprietários da vida que Deus nos deu como um precioso presente. Não podemos dispor dela. É de Deus. Mesmo assim, não se deve desesperar da salvação das pessoas que se mataram. Deus, que é misericordioso, pode, dar-lhes ocasião de um arrependimento até o último segundo. Ele quer a salvação de todas as pessoas.

 

Dom Itamar Vian 

Arcebispo Emérito

[email protected]

Nenhum comentário: