quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Outubro Rosa: Fundação Hospitalar abre programação com palestra e marcação de exames


Outubro Rosa: mês dedicado a alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também do câncer do colo do útero. A Fundação Hospitalar de Feira de Santana preparou uma programação para o período, desde a marcações de mamografias e preventivo a palestras virtuais. Na abertura nesta quinta-feira, 1º, haverá a primeira live, às 9h, na rede social da Fundação (@fundaçãohospitalardefeira). A enfermeira Maria Carolina Reis abordará o tema “Outubro Rosa – CMPC”.

De acordo com a presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, as ações estarão concentradas no CMPC (Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez) e CMDI (Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem Dr. Leone), além do Hospital Inácia Pinto dos Santos, cujos equipamentos estão vinculados à autarquia municipal.  

“O nosso objetivo é proporcionar ao maior número de mulheres acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, e contribuir para a redução da mortalidade”, afirma. 

Gilberte Lucas assegura que afim de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama, a partir desta quinta-feira, serão realizadas marcações de mamografia e preventivo. Os cadastros deverão ser feitos através do e-mail [email protected], e/ou pelo telefone (75) 3602-7338, e/ou no CMPC. 

Ela afirma que neste ano com o propósito de não formar grandes filas e aglomerações foram necessárias algumas adequações. “Por conta da pandemia, abriremos diversos canais para essas marcações, com linha exclusiva. Portanto, não é preciso dirigir-se ao CMPC desnecessariamente para realizar o agendamento”. Acrescenta que os atendimentos serão destinados para as mulheres residentes em Feira de Santana. Devem encaminhar dados do RG, CPF, Cartão SUS e o endereço. 

As ações do “Outubro Rosa” prosseguem até o dia 30. Além dos agendamentos, a realização de palestras nas redes sociais da Fundação com os profissionais da equipe multidisciplinar para esclarecer dúvidas acerca do tema. Participarão ginecologistas, mastologistas, psicólogas, assistentes sociais, enfermeiras, dentre outros.

Nenhum comentário: