sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Demorou, APLB. Mas mostrou as unhas.

       Demorou muito o romance entre a APLB de Feira e a Imprensa. No entendimento da presidente, professora Marlede, ela “investe muito na mídia”, e com isso esperava talvez um retorno de cumplicidade. Além dos horários que ela compra em diversos programas para falar da APLB, ela ocupa, por deferência de uns e cumplicidade de outros, espaços fora do horário pago. E pela quantidade de tempo que ela ocupa sem pagar, eu creio que a mídia leva desvantagem no custo/benefício. E isso vem ocorrendo por anos a fio. Agora, que não está encontrando o apoio que quer, porque sua causa é injusta, o desespero bateu. Sem respaldo dentro da própria categoria, ela se uniu aos camelôs insatisfeitos, para fazer número e promover bandalheira no centro da cidade. A imprensa estava lá cobrindo a “manifestação”. Mas ela estava irada porque o programa Acorda Cidade havia entrevistado alguém da parte contrária, e começou a cuspir no prato que sempre comeu. Mas o pior ainda estava por vir. Um dos “manifestantes”, reconheceu o repórter Ney Silva e começou a hostilizá-lo. Houve bate-boca e por pouco não houve agressão. Fora de si, a professora quando ouviu Dilton Coutinho defendendo seu funcionário e colega, com justa razão, endoidou de vez e entrou no ar, não para amenizar o estrago, mas para exigir desculpar por parte do radialista. Pirou de vez.

Professores e camelôs

         O reduzido número de manifestantes (cerca de 50) das duas categorias, deixa claro o despropósito das suas demandas. O professores foram à Justiça para exigir que o governo municipal pague por horas extras previstas em contrato. Porém, com a Pandemia, não estão trabalhando sequer as horas normais, e o Governo, corretamente, embora pague os salários, não pode pagar por horas extras não prestadas. E o Tribunal de Justiça da Bahia deu ganho de causa ao Município. Assunto encerrado, mas não para a professora Marlede que continua bradando aos quatro ventos que “o prefeito está roubando o dinheiro dos professores”. Por outro Lado, com o Projeto Centro, os camelôs e donos de barracas estão sendo relocados para o shopping construído para essa finalidade. E aqueles que não podem pagar pelo aluguel dos boxes do shopping, a prefeitura disponibilizou um galpão no Centro de Abastecimento. Cerca de 1.200 já assinaram contrato com o Shopping, com carência de 8 meses para começar a pagar o aluguel, e já estão se transferindo para lá. Mas, alguns gatos pingados querem continuar infernizando o trânsito de veículos e pedestres no centro da cidade. Inconformados, fazem baderna. Mas é bom lembrar que entre os professores e ambulantes há muita gente infiltrada para fazer desordem. Afinal, as eleições se aproximam e seus candidatos estão mal nas pesquisas. Esse é o quadro.

Temos que dar um jeito nesse canalha

         O que será que se passa pela cabeça do Rodrigo (Botafogo) Maia? Eu sei que a ciência tem dado aos seres humanos uma sobrevida. As pessoas morriam com 50 anos, e hoje vivem uma vida útil talvez até os 80 anos, mas muitas delas são obrigadas a deixar seus cargos aos 70 ou 75 anos, que é considerada como um prazo de validade para a capacidade de trabalho. Sei que políticos não tem limites para o apego a cargos. Me vem à mente a imagem de Antônio Carlos Magalhães, injetando, ele mesmo, insulina na própria barriga, morrendo de diabetes, mas só parou quando morreu. Apego ao trabalho? Não. Apego ao poder. Nem passar  seus últimos dias com a família, brincar com seus netos, ele quis. Agora acessem o link e vejam e ouçam o que o Botafogo quer para nós, pobres mortais:



Hilário

         Se eu não soubesse que este canalha tem tantos processos nas costas, uma ficha mais suja que pau de galinheiro, e por isso não pode se candidatar a nada, eu ficaria preocupado, porque tem gente besta pra tudo, até pra eleger bandido. Mas, como não é o caso, eu rachei o bico de tanto rir quando ouvi Lula discursando. Dizia ele: “Vamos reconstruir esse País”. Reconstruir o que? O que ele e sua quadrilha destruíram? Isso o atual governo está fazendo, mesmo com o Congresso e o STF atrapalhando. E disse mais: “Não se pode pensar em taxa de inflação, sem pensar em taxa de emprego”. Que emprego? Os dos 14 milhões de brasileiros que ele e sua quadrilha deixaram desempregados? Talvez ele devesse falar também em construir portos, aeroportos e rodovias, que o Brasil tanto precisa, mas que ele preferiu construir em outros países de ditadores, usando o nosso dinheiro. É muito cinismo, muita cara pau. E eu só estou rindo porque sei que ele não se elege mais nem pra inspetor de quarteirão.

Jornalismo é:

• Informar a sociedade corretamente

• Apurar as informações antes de publicá-las

• Perseguir sempre a isenção e a ética

• Descobrir o interesse público das notícias

• Presumir o direito de inocência em suspeitos de toda ordem

• Tratar as fontes com respeito, mas sem submissão

• Não se intimidar com entrevistados poderosos

• Ser transparente em opiniões e editoriais

• Saber que o limite da informação é a violação dos direitos humanos (Heródoto Barbeiro, jornalista)

Ainda é possível se ver isso hoje em dia?

Matematicamente insustentável

1 Presidente da República; 1 Vice-presidente da República; 1 Presidente Câmara federal; 1 Presidente Senado Federal; 81 Senadores; 513 Deputados federais; 27 Governadores; 27 Vice-Governadores; 27 Câmaras estaduais; 1.049 Deputados estaduais; 5.568 Prefeitos; 5.568 Vice-prefeitos; 5.568 Câmaras municipais; 57.931 Vereadores. Total:

70.794 políticos (não estamos falando de nenhum partido de forma específica); 12.825 - Assessores parlamentares Câmara Federal (sem concurso); 4.455 - Assessores parlamentares Senado (sem concurso); 27.000 – Assessores parlamentares Câmaras Estaduais (sem concurso – estimado/por falta de transparência); 600.000 – Assessores parlamentares; Câmaras Municipais (sem concurso – estimado/por falta de transparência).

Total Geral: 715.074 funcionários não concursados.

Gasto:

248 mil por minuto; 14,9 milhões por hora; 357,5 milhões por dia; 10,7 bilhões por mês; Gasto Total: acima de 128 BILHÕES por ano +  4 BILHÕES do FUNDO PARTIDÁRIO para 2020.  Além disso, deve-se computar o rombo na previdência social com suas aposentadorias alienígenas.

35 Partidos registrados no TSE + 73 partidos em formação. E o pior, mas muito pior: Governança zero, zero, zero!!!

As perguntas cabíveis diante dessa situação são as seguintes:

Como é que nós deixamos chegar a esse ponto?

Até quando?

Formigas

         Estudiosos descobriram que em todos os formigueiros cerca de 25% da população fica transitando de um lado para o outro sem fazer absolutamente nada. Um sujeito amaneirado, comentou ao ler a notícia: Puxa! Até em formigueiro tem petista? Aqui do meu canto, fiquei com um sentimento de perda, por não vivermos no tempo dos Maias, entre eles. Pelo  menos, os petistas poderiam ter desaparecido junto com eles. E também há o fato de que entre os maias, o ócio, a preguiça, era punida com a morte.

Dica musical

         Minha dica musical para hoje é o Samba do Crioulo Doido, com MPB4 e Quarteto em Cy. Segundo o autor, Sérgio (Stanislaw Ponte Preta) Porto, jornalista, cronista e compositor carioca, essa música de um crioulo que compunha enredos para escolas de samba. Mas o tema era sempre o mesmo: História do Brasil. Mas, num determinado ano, o tema mudou: Atual Conjuntura. E o crioulo pirou. A confusão estava feita. E acabou com a Princesa Leopoldina virando trem e D. Pedro, Estação. Mas não sem antes Joaquim José da Silva Xavier, que queria ser o dono do mundo, mudar os planos. E do jeito que o mundo está atualmente, eu fico imaginando que samba sairia da cabeça desse crioulo, se lhe desse como tema, nos dias de hoje, Atual Conjuntura. Olha, é melhor ouvir o samba.



Philosopher

“Amar, reconhecendo os defeitos da pessoa amada, e odiar, reconhecendo a virtudes da pessoa odiada, é coisa rara entre os humanos” *desconheço o autor)

         Deus me deu a graça de agir assim diante de todas as pessoas. Não tenho inimigos. Costumo dizer que pessoas das quais eu não gosto, assim como há aquelas que não gostam de mim. E eu prefiro me manter afastado delas para evitar conflitos. E quando não gosto de alguém, procuro fazer com que entenda a minha repulsão, e se não entende eu falo claramente para que entenda e se mantenha afastado. Mas, querem saber? Se precisarem de mim e eu puder ajudar, não nego o auxílio. Dessa forma, já que não consigo amar a todos como a mim mesmo, pelo menos sinto-me mais próximo de obedecer a vontade de Jesus. Tento ser justo. Reconheço virtudes e defeitos de quem quer que seja, gostando ou não da pessoa. Muita gente, a grande maioria, não entende e até pensa que tenho “duas caras”. Não! A cara é a mesma, o sentimento é que é justo e sincero.

 *_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Por hoje é só que agora eu vou ali tentar descobrir para onde foram os Maias pra ver se convenço eles a vir buscar os petistas

Nenhum comentário: