terça-feira, 22 de setembro de 2020

Manifestantes causam transtornos, além de agressão e ameaça a profissional imprensa


Um protesto que reuniu menos de 50 pessoas resultou em cenas lamentáveis na manhã desta terça-feira (22), em frente a Prefeitura de Feira de Santana. Além do bloqueio e consequentes transtornos no trânsito de todo o centro da cidade, os manifestantes, entre eles candidatos a vereador,  atearam fogo em via pública e chegaram inclusive a agredir verbalmente e ameaçar um profissional de imprensa.

Parte dos manifestantes é da APLB Sindicato, protestando contra um corte de salários que não existe. O governo suspendeu o pagamento de horas extras e do deslocamento de professores para a zona rural, porque as aulas estão suspensas pela pandemia. Outra parte é composta de candidatos a vereador e outros que se identificam como ambulantes.

O repórter Ney Silva, do Programa Acorda Cidade, da Rádio Sociedade News, foi vítima da hostilidade dos manifestantes, e por pouco não foi agredido fisicamente por um homem - que foi contido por outros. O profissional de imprensa revelou que foi impedido de realizar o seu trabalho por manifestantes do grupo que se identificou como camelôs. 

"Fui hostilizado, agredido verbalmente e impedido de realizar meu trabalho, enquanto profissional de imprensa. Uma situação lamentável, pois estamos ali inclusive para dar voz a eles, bem como informar a população", lamentou. 


O protesto acontece num momento em que o Governo Municipal conseguiu, pela segunda vez, liminar na Justiça para transferir as barracas do centro da cidade para a Cidade das Compras, o centro comercial popular aberto ao público ontem (21). Dos 1.800 ambulantes e barraqueiros cadastrados, há mais de três anos, 1.400 já concordaram com a mudança para a Cidade das Compras e 52 barracas já foram retiradas do centro da cidade.       

Fumaça causa transtornos

Uma grande fumaça preta, oriunda do incêndio em pneus e madeira, causou transtornos a motoristas e transeuntes, e principalmente a lojistas e comerciários de estabelecimentos próximos. O Corpo de Bombeiros teve que ser acionado para conter as chamas. O ato também causará prejuízos aos cofres públicos, visto que o piso da avenida Senhor dos Passos, no local do incêndio, foi comprometido pelo fogo. 

Trânsito comprometido no centro

Mais uma vez manifestações causam transtornos e prejuízos a motoristas, e comprometem o direito de ir e vir de quem precisa trafegar pelo centro da cidade. O ato desta terça-feira impossibilitou o trânsito de toda uma faixa da avenida Getúlio Vargas - lado inverso ao prédio da Prefeitura - além de comprometer todo o centro da cidade, refletindo na trafegabilidade inclusive de vias adjacentes. 

Nenhum comentário: