terça-feira, 15 de setembro de 2020

Aniversário da Princesa

 

Continuando com a série de publicações em comemoração a aniversário de Feira de Santana, que ocorre no próximo dia 18, falaremos aqui de  um grande feirense. Educador, político nato e fanático pela educação. Era um futurista. Sua capacidade de planejar e realizar projetos audaciosos e inovadores era extraordinária.

Áureo de Oliveira Filho


Político e construtor infatigável da modernidade feirense, Áureo de Oliveira Filho nasceu em Feira de Santana, no dia 11 de agosto de 1902. Filho de Áureo Olímpio de Oliveira e D. Catarina Picharra de Oliveira, a qual era de origem libanesa. Ainda jovem seus pais foram residir em Salvador e foi obrigado a trabalhar logo cedo para ajudar no orçamento familiar. Ainda adolescente submeteu-se ao Concurso dos Correios e Telégrafos, onde trabalhou algum tempo. Formou-se em Odontologia pela (Universidade Federal da Bahia UFBa), em 1932. Exerceu a profissão, primeiro, em Salvador e depois em Feira de Santana, por muito tempo. Foi trabalhar no interior da Bahia e nestas viagens encontrou-se com a sua amada, D. Palmyra Sampaio Mascarenhas, na cidade de Itaberaba, com quem se casou, no dia 11 de novembro de 1926 e deste matrimônio teve os seguintes filhos: Maria Cristina, Joaquim Manoel, Alberto, Maria Lúcia e Evandro José Sampaio de Oliveira.

De temperamento irrequieto, apesar de exercer a clínica dentária, já residente em Feira, funda o seu estabelecimento de ensino, com a colaboração de suas irmãs, Professoras Edelvira, a eficiente Professora Catuca, e Hermengarda Oliveira, após ter ensinado no Ginásio Donato de Souza, escola que teve duração efêmera em nossa cidade, mas que, talvez, tivesse inspirado ao jovem dentista a criação de um colégio maior e por ele liderado.   


O Colégio Santanópolis (foto), fundado em 1932, foi um marco na Educação da Bahia. Criou o Curso Ginasial e mais tarde a Escola Técnica do Comércio Santanópolis. Instalou na Av. Sr. dos Passos um internato para receber alunos vindos de toda a parte da Bahia. Construiu um auditório para o colégio, o qual tendo em vista a sua grandiosidade, transformou-se em Teatro e Cinema, inicialmente denominado Cine Teatro Santanópolis, depois transformou-se em Cinema Timbira e também construiu o Hotel Caroá.

Educador, político nato e fanático pela educação, trazia no sangue a fibra da terra libanesa, herança materna da qual sempre se orgulhou. Ingressou na política como vereador e depois Deputado Estadual, por três legislaturas. Era um orador eloquente, sempre convidado para proferir palestras e conferências. Era um futurista. Sua capacidade de planejar e realizar projetos audaciosos e inovadores era extraordinária.

Homem de porte aristocrático, possuía uma elegância notável que o distinguia onde estivesse. Seus comentários eram sempre sábios e sua filosofia de vida, admirável. Tinha o talento de tratar grandes problemas com simples soluções. Nenhum obstáculo era grande demais ou intransponível para ele. Sua inteligência privilegiada, aliada a uma grande sabedoria, fazia com que ele enxergasse a vida sob vários aspectos. Desta forma, haveria sempre mais que uma única maneira de ver as coisas. Foi com este espírito empreendedor que ele conduziu ao então Governador do Estado, Antônio Carlos Magalhães, o grupo que idealizou a criação do Observatório Astronômico Antares em Feira de Santana, hoje sob os cuidados da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Lutou pela regularização da energia elétrica, instalação da água encanada, asfaltamento da BR-324, instalação do Matadouro Frigorífico, criou o Aeroclube de Feira de Santana, o qual foi seu primeiro presidente. Foi também membro fundador e presidente do Rotary Clube de Feira de Santana (1945/1946). Presidiu por muitos anos o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado da Bahia.

Aliando-se ao grupo que lutou pela Universidade Estadual de Feira de Santana, teve seu nome indicado para o primeiro Conselho Administrativo. Ao saber do primeiro vestibular da Universidade, já no leito da dor ele disse; “Agora estou feliz, é irreversível”. Faleceu uma semana depois, no dia 21 de junho de 1976.


De 02 a 09 agosto de 2002 a Câmara Municipal de Feira de Santana realizou uma Semana comemorativa do Centenário de nascimento de Áureo de Oliveira Filho, numa rica programação que incluiu a criação do Troféu Áureo Filho, como principal premiação das Olimpíadas Estudantis Municipais, realização de uma Minimaratona, quando foi sancionada a Lei denominando Praça Áureo de Oliveira Filho no bairro do Tomba, Celebração Eucarística na Catedral Metropolitana de Senhora Santana com assinatura de mensagem, pelo Prefeito, enviando projeto de Lei à Câmara Municipal para nominação da Escola Municipal Áureo Filho e lançamento do livro “Centenário de Nascimento de Áureo Filho”. Tem escolas que levam seu nome nos municípios de Ipecaetá, Anguera e Santa Bárbara.

Texto da Academia de Educação de Feira de Santana

Nenhum comentário: