segunda-feira, 28 de setembro de 2020

CADA IDOSO É TEU AVÔ

Com o tema “Cada idoso é teu avô” acontece, de 28 de setembro a 04 de outubro, a Semana Nacional da Pessoa Idosa, promovida pela CNBB. Considerando a situação mundial que estamos vivendo, foi escolhido como objetivo “motivar uma maior comunicação virtual com pessoas idosas, durante o período da pandemia do coronavírus”. O idoso é a presença da sabedoria na família.

O PAPA Francisco afirma: “Cada idoso é teu avô. Não os deixe sozinhos! Faça chamadas telefônicas ou vídeo-chamadas, envie mensagens e os escute”. A pandemia atingiu particularmente, os idosos, que são forçados a viver mais isolados. Mas, respeitar o distanciamento, não significa aceitar viver na solidão e no abandono. Por isso, todos são convidados a fazer um gesto de ternura para com os idosos, usando as redes sociais para comunicar-se com eles.

MUITAS famílias precisam ter mais cuidado para com os idosos. Seus sofrimentos não podem ser acrescidos da falta de apoio e de carinho. E isto deve começar em casa. Nada mais confortável para um idoso que sentir-se bem na família, útil, valorizado e respeitado em suas opiniões e justos desejos.

O MELHOR  lugar para o idoso é na família. É ali que ele encontra o ambiente privilegiado para viver a sua vida. Uma pessoa idosa, especialmente num ambiente familiar, é a maior lição de sabedoria. Os asilos têm sido aceitos como soluções paliativas para acolher pessoas idosas e abandonadas. Jamais, porém, deveriam ser lugar ideal para os idosos. .

NA VIDA, normalmente, colhemos aquilo que semeamos. O egoísmo em relação aos pais será uma herança deixada aos filhos. Quem semeia flores, colherá alegrias; quem semeia espinhos, colherá tristezas. Quem semeia ventos (ingratidão), colherá tempestades. Chegar ao fim da vida, sem o mínimo de alegria e dignidade, é um futuro que nenhum ser humano merece.

A BÍBLIA, ao referir-se à pessoa idosa, usa palavras de sabedoria: Fiquem de pé na presença das pessoas idosas e tratem-nas com todo o respeito.” (Lv 19,32). Paulo, sem dúvida, tinha isso em mente quando escreveu a Timóteo: “Não repreendas asperamente ao homem idoso, mas exorta-o como se ele fosse teu pai.” ( Tm 5,1). “Quão bela é a sabedoria, a inteligência e a prudência nas pessoas de idade avançada”. (Eclo 25,7-8).

 

 Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

[email protected]

Nenhum comentário: