quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Aniversário da Princesa


Todos sabem que o casal Domingos Barbosa e Ana Brandoa, comprou a Fazenda Olhos D’água das mãos do sesmeiro João Peixoto Viegas, que passou a se chamar Fazenda de Santa Anna dos Olhos D’água. Que Domingos e Ana eram muito católicos, devotos de São Domingos e Sant’Ana, e doaram à Igreja uma parte de suas terras para a construção de uma capela, que hoje é a Igreja Matriz Nossa Senhora Santana. Após 49 anos da construção da capela, ou seja, lá em 1781, o então arcebispo da Bahia autorizou a celebração da Festa de Santana, que era organizada por uma irmandade ou por comissão previamente escolhida para organizar os festejos, geralmente pessoas da elite feirense, em especial os comerciantes.  79 anos depois eis que surge O Bando Anunciador da Festa de Santana, do qual falaremos hoje.

Nascimento e consolidação do Bando Anunciador

 

Bando Anunciador. Foto: Juraci Dórea

O Bando Anunciador teve início em 1860. Era um grupo de pessoas que saía bem cedo pelas ruas do centro da cidade, anunciando o início da Festa de Sant’Ana. Isso acontecia com dois meses de antecedência. Nesse primeiro momento, o bando era composto por homens. As mulheres rezavam, ornamentavam a Igreja, promoviam o evento e encaminhavam as novas gerações para as práticas católicas. Aos escravos cabiam as atividades braçais do festejo, como a lavagem da Igreja.

Ao longo das décadas, o Bando foi mudando seus contornos. Em 1930, já com 70 anos de rua, ele já se dividia em vários bandos dentro do Bando Anunciador e ocorria uma semana antes da procissão de Santana. O cortejo era o momento mais disputado da Festa. As “mulheres de família” já participavam. E com gosto: em automóveis ornamentados com temas específicos, lá estavam elas, fantasiadas e dançando ao ritmo de samba e orquestra, distribuindo poesias e folhetos com a programação da Festa de Santana. Mesmo com a sociedade fortemente patriarcal, as mulheres conseguiram minimizar a barreira de gênero e dividir com os homens esse momento dos festejos. As pessoas menos abastadas só poderiam participar do Bando se estivessem adequadas ao padrão do desfile: com luxo e pompa. A hierarquia social seguia com força.

Bando Anunciador. Foto: Juraci Dórea

Estudiosos e arquivos de jornais da cidade, como o antigo Jornal Feira Hoje, apontam que a comissão organizadora era formada por 50 ou 60 pessoas financeiramente relevantes e que eram responsáveis por arrecadar fundos para os festejos. Entre os que desfilavam no Bando estavam a comissão, a agremiação feirense dos festejos de momo e os blocos carnavalescos, como “As Melindrosas” – bloco de mulheres, em sua maioria filhas de lavadeiras do Tanque da Nação.

Na década de 40, o candomblé, que compreendia Nossa Senhora Sant’Ana como Nanã, uniu-se à festa, realizando seu culto na tradicional lavagem do adro (área externa) da Igreja, num rito de purificação que preparava o templo para os louvores da festa desde os tempos da escravidão. Além da lavagem do adro da Matriz, era feita também a “levagem” da lenha. “Levagem” era o carrego de lenha para as fogueiras que iluminavam a Praça da Matriz, em tempos em que não havia energia elétrica na cidade. A levagem era realizada pela população.

Já na década de 50, o Bando arrecadava fundos para a Igreja e o desfile através de doações da população e de fiéis. Entre 50 e 70, percebe-se novas mudanças, como a diminuição do luxo e da pompa, alteração no conteúdo das músicas, mais pornográficos, menos conservadores, com temas polêmicos que envolviam pessoas ilustres da cidade. Em 79, o Bando, que já enfrentava problemas financeiros devido à baixa arrecadação junto aos fiéis, passou a ser inteiramente financiado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Recreação e Cultura – SETUR.

Fim do Bando Anunciador


Enfim, em 1980, começaram os descontentamentos da Igreja Católica com relação às festas de largo, a qual alegava a descaracterização da festa de Sant’Ana e a perda dos fiéis por conta da interferência da Prefeitura Municipal com incentivos financeiros ao cortejo, introdução de trios elétricos provocando uma carnavalização da festa, aumento da violência, concorrência de som alto dos barraqueiros próximos à igreja com as atividades religiosas e, por fim, espaço físico e estrutura insuficientes para a demanda crescente da população festeira.

Os historiadores  percebem, neste momento, uma provável intenção de delimitar o segmento social participante da Festa de Santana, visto que, ao longo das décadas, a elite passou a ser minoria e as massas populares tomaram as ruas. Como percebeu-se que não havia como voltar aos tempos do luxo nem retirar os economicamente carentes das ruas, decidiu-se pôr fim às festas de largo. Assim, em 1987, apesar dos protestos da população, a Igreja Católica, por meio do bispo Dom Silvério Albuquerque, vetou as festas de largo em homenagem à Nossa Senhora Sant’Anna e lá se foi o Bando Anunciador.

 Ressurge o Bando

O Bando Anunciador foi resgatado em 2007, pela Universidade Estadual de Feira de Santana, através do Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA, e ocorre sempre uma semana antes da Festa de Santana (26 de julho).

O cortejo percorre as ruas centrais da cidade. A concentração se inicia em frente ao CUCA, às 7h da manhã. De lá, o desfile segue para a Praça da Bandeira, passa pela Marechal Deodoro, Beco do Mocó, Praça da Matriz e retorna ao CUCA.

Em 2018 o Bando Anunciador foi declarado como Patrimônio Cultural e Imaterial do município. Este ano, por conta da Pandemia, o cortejo não aconteceu, assim como não aconteceram celebrações presencias da festa da Padroeira.

NE: Com informações do Feirenses.com

Nenhum comentário: