domingo, 6 de dezembro de 2020

Cemitério Piedade, a reconstrução

         


No início da gestão da diretoria que tinha como provedor o Dr. Outran Borges, o cemitério Piedade, que também é mantido pela Santa Casa se Misericórdia, encontrava-se em completo caos administrativo. De dia ou de noite vândalos invadiam o cemitério para usar drogas, fazer sexo e roubar túmulos, subtraindo tudo que encontrasse de valor. A situação chegou a tal ponto que o cemitério virou referência de má administração para as propagandas de outros cemitérios geridos pela iniciativa privada. O contrato da venda de túmulos prevê que a manutenção do equipamento compete aos familiares do falecido. A administração do cemitério não pode sequer promover a limpeza e pintura dos túmulos. Cabe a administração manter as áreas de circulação limpas e desimpedi-las, bem como toda infraestrutura administrativa necessária para a realização de sepultamentos e celebrações na capela. A diretoria da Santa Casa contratou então o senhor, Daniel Rios, que, com muito trabalho, competência e criatividade, conseguiu não só afastar de lá os vândalos, como melhorar consideravelmente todas as instalações da área, inclusive nos quesitos de limpeza, iluminação e fornecimento de água. Hoje, o que era uma dor de cabeça e prejuízos é motivo de orgulho para a instituição.

         Em todos estes aspectos a diretoria da Santa Casa agiu sozinha, buscando parcerias apenas na iniciativa privada, no que foi muito bem sucedida. Em alguns casos fez parcerias com os governos municipal e estadual e, por extensão, o federal. Nestes casos algumas coisas deram certo e outras não.

Por outro lado, algumas parcerias não foram bem sucedidas, o que ocasionou em atrasos de salários de médicos e ameaças de greve. O que quer dizer que quando a relação é com o poder público, nem sempre o sucesso é garantido. Ou seja: quando há vontade política o poder público pode ser um bom parceiro para a iniciativa privada, principalmente, para aquelas que não tem fins lucrativos. Mas, quando envolve interesse político eleitoreiro o poder público já ajudaria muito se não atrapalhasse.     

        

 

Nenhum comentário: