sexta-feira, 24 de junho de 2022

  & Dica Musical &

A minha Dica Musical da semana é...

         Acenderam a Fogueira, composição de Jackson do Pandeiro, gravada por ele mesmo em 1983. É recorrente nas programações musicais das emissoras de rádio durante os festejos juninos. A letra faz alusão aos três santos mais festejados no Nordeste durante o mês de junho. Santo Antônio (Toinho), festejado no dia 13, é o “Santo Casamenteiro”, para o qual solteiros fazem promessas para conseguir um matrimônio; São João (Joãozinho), festejado no dia 24, é o Santo que Batizou o Cristo Jesus. São Pedro (Pedrinho), é tido como o “Porteiro do Céu” e é o santo padroeiro dos viúvos e é festejado no dia 29, encerrando os chamados festejos juninos.

         Estes “Festejos Juninos” ocorrem em diversas regiões do Brasil, porém, mas intensamente no Nordeste. Nas chamadas “Músicas Juninas”, prevalecem o “Arrasta Pé” ou “Forró”, o Xote, o Baião (este criado por Luiz Gonzaga) e o Xaxado, entre outros. A bebida preferida é o licor caseiro, feito sempre com frutas, cuja preferência recai sobre o Genipapo, mas é feito também com Cajá, Umbu, Cambuí, entre outras. Para comer não faltam iguarias feitas à base de milho, e o próprio milho verde que pode ser cozido ou assado, além do amendoim, laranja, tangerina e outros cítricos.

          As fogueiras juninas derivam de uma lenda católica que conta que Santa Izabel acendeu uma na porta da sua Casa para Sinalizar a Maria e José que o menino João havia nascido.

         Então meu amigo ou amiga, é tempo de abufelar seus pares no salão e arrastar o pé até o nascer do sol.








Nenhum comentário: