terça-feira, 28 de junho de 2022

As chaves de Pedro

 Junho, mês dos santos festivos, Santo Antônio, São João e São Pedro está chegando ao fim. Após as comemorações aos dois primeiros, resta celebrar São Pedro, que a liturgia católica, neste ano, festeja, no próximo domingo. Depois de Jesus, Pedro é o personagem mais conhecido no Novo Testamento. Com diferentes nomes, é citado 154 vezes.

A VOCAÇÃO de Pedro acontece às margens do Lago de Genesaré. Os apóstolos passaram a noite inteira sem nada pescar e Jesus lhes encheu os barcos de peixes.  Disse a Pedro: “Não tenhas medo, de agora em diante, serás pescador de homens” (Lc 5,10). . Essas palavras valeram, também, para os outros companheiros de Pedro, tanto que todos deixaram as redes e seguiram a Jesus.

PEDRO tem, nos Evangelhos, duas características muito distintas: de um lado, é aquele que se recusou a ter os pés lavados pelo Senhor e negou três vezes conhecer Jesus. Mas Pedro, também, deixou as redes, o barco, para seguir o Mestre. É o que chorou arrependido por sua fraqueza. É, enfim, aquele que deu sua vida no martírio, morrendo por anunciar, com coragem, o Evangelho de Jesus.

SÃO PEDRO é invocado como protetor de diversos grupos. Os pescadores o comemoram porque Pedro era pescador. Viúvos e viúvas, tem sua proteção porque Pedro era viúvo. Porteiros e quem faz promessas para conseguir casa, também, o tem como padroeiro porque Jesus concedeu o poder da “chaves do céu” a Pedro. É o padroeiro da Igreja Católica, porque foi seu primeiro Papa.

POR QUE a imagem de São Pedro tem chaves nas mãos? Como a Igreja não tem fotografias dos apóstolos, identifica-os por determinados símbolos. São Pedro é identificado pelas chaves, lembrando que Jesus lhe dissera: “A ti darei as chaves do Reino de Deus, o que ligares na terra também ligara no céu; o que desligares na terra ficara desligado no céu” (Mt 16,19).  Jesus lhe dá a direção da Igreja e a orientação do povo de Deus. Ele é a cabeça visível do povo de Deus no lugar de Jesus.

NA FESTA de São Pedro, a Igreja volta seu olhar para o Papa, o sucessor de Pedro no governo da Igreja. Hoje, o sucessor de São Pedro, é o Papa Francisco. Representante de Cristo no mundo. É o bom pastor. Denunciador de injustiças. Profeta da vida e da esperança. Peregrino da Paz e da Fraternidade. Servidor dos servidores de Deus. “Que o Senhor o conserve, lhe dê longa vida e o faça feliz na terra e jamais permita que as forças inimigas prevaleçam contra ele”.

 

Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

[email protected]

Nenhum comentário: