terça-feira, 14 de junho de 2022

Corpus Cristi

A festa de Corpus de Christi (Corpo de Cristo) é a celebração de Jesus Cristo, em sua Igreja, no sacramento da Eucaristia, sob as aparências do pão e do vinho.  Os católicos, nesse dia, manifestam publicamente a sua fé na presença de Cristo na hóstia consagrada, realizando procissões com grande participação de fiéis.

ESSA FESTA, é destaque nas comemorações populares e religiosas de quase todas as dioceses do mundo. Enfeitam-se ruas, especialmente, com os denominados “Tapetes da Fé” utilizando-se diversos tipos de materiais, como tampinhas de garrafas, sal, flores, serragem colorida, café, areia... para que o Santíssimo Sacramento possa passar,  trazendo atrás de si,  uma procissão que reza e canta hinos dedicados a Jesus Cristo.

NA FESTA de Corpus Christi, Jesus, presente na Hóstia consagrada, entra em nossas cidades. Percorre ruas, é aclamado e adorado, numa celebração marcada pela fé. Mais do que entrar em nossas cidades, ele quer, na realidade, entrar em nossas casas, participar da vida de nossas famílias e ter um lugar especial em nosso coração.

AS COMUNIDADES devem ser um lugar de paz, solidariedade e de partilha. Essa é a razão de ser dos tapetes, cantos e orações desse dia. Esse é o motivo da procissão de Corpus Christi. Onde está presente Jesus Cristo, não há lugar para o ódio, para violência  para a injustiça, para a opressão e divisões entre pessoas,  famílias e comunidades. Onde há opressão, injustiça, corrupção e ódio, ali Cristo ainda não tem lugar.

ENTRANDO em nossas famílias e em nossas cidades, Jesus ensina-nos que seu gesto de comunhão é possível porque ele nos acolhe e perdoa. Não há comunhão sem perdão. Jesus vem, pois, ensinar-nos a perdoar: Perdoar o esposo, a esposa, o filho, o vizinho, o companheiro de trabalho o colega de escola... Pede-nos coerência de vida. Esse dinamismo é tanto mais necessário quando se sabe que há muitos que ainda não conhecem Jesus Cristo.

NOSSA FÉ na presença de Jesus na Eucaristia, não pode permanecer estacionada no fundo do nosso coração, nem dormir na pequena sela de nossa consciência. Deve ser vivida ao ar livre. Por isso, costumamos levar em procissão o Corpo de Cristo. Ele é, na verdade, o Pão da Vida e quem dele se alimenta viverá eternamente. Vamos, portanto, colorir as ruas. O dia de Corpus Christi é para testemunhar que somos uma Igreja que caminha unida.

 

Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

[email protected]

Nenhum comentário: