sexta-feira, 10 de junho de 2022

USP sobe 6 pontos no ranking das melhores universidades do mundo

A USP, Universidade de São Paulo, acaba de subir seis pontos no ranking das melhores universidades do mundo.

O levantamento é da consultoria britânica QS World University – um dos principais na análise internacional de ensino superior – e foi divulgado nesta semana. Na edição anterior do levantamento eram 27 instituições brasileiras, agora o número subiu para 35, o que coloca o Brasil como o país latino-americano com mais instituições classificadas no ranking.

A melhor colocada é a Universidade de São Paulo (USP), em 115º lugar, seis posições acima do que obteve em 2021. (veja o rankig das melhores abaixo)

Top das melhores do mundo

No topo global, estão o Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), dos Estados Unidos, Universidade de Cambridge, do Reino Unido, e Stanford, também norte-americana.

Entre as brasileiras com melhores colocações, estão, além da USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 210ª, e a Federal do Rio (UFRJ), em 333ª.

O vice-presidente sênior da QS, Ben Sowter, lembrou que “o ensino superior brasileiro está enfrentando desafios significativos. Em 2021, um corte no orçamento fez o financiamento do ensino superior cair para seu menor valor em 17 anos – com o dobro do número de estudantes. Considerando que a maioria das pesquisas brasileiras é realizada por universidades públicas e financiada por recursos estatais e nacionais, estes cortes são um golpe nas ambições das universidades do País. Apesar disso, o Brasil continua a produzir pesquisas relevantes e importantes, por exemplo, Jaqueline Goes de Jesus, da Universidade de São Paulo, alcançou reconhecimento global por seu trabalho sequenciando o genoma de uma variante da covid-19″.

O ranking

O ranking, que está na 19ª edição, analisou mais de 2,4 mil universidades, de 100 países, e quase 1,5 mil foram incluídas na lista.

Entre os critérios para classificar as instituições, estão reputação acadêmica e entre empregadores, proporção de professor por aluno, citações científicas, proporção de docentes estrangeiros, entre outros.

Veja as 5 principais universidades brasileiras no ranking:

115ª – Universidade de São Paulo (USP)

210ª – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

333ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

441ª – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

477ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

USP no ranking da consultoria britânica especializada em ensino superior Quacquarelli Symonds (QS) - Foto: divulgação

USP no ranking da consultoria britânica especializada em ensino superior Quacquarelli Symonds (QS) – Foto: divulgação

SNB - Com informações do Jornal da USP

Nenhum comentário: