domingo, 5 de abril de 2020

Os dados do Chinavírus

A tentativa de justificar narrativas, contra ou favor, do isolamento social ou da liberação geral tem feito alguns tentarem dizer que existe morte "por"coranavírus e morte "com " coronavírus , que afetaria aquelas pessoas com doenças crônicas e que no dizer que alguns colunistas famosos estariam com o "pé na cova". Além do desprezo ao idoso dos que assim se manifestam a teoria é um sofisma, pois, não contempla uma verdade.
Caso alguém seja portador de uma doença crônica ela seguirá seu ritmo de vida e cumprirá a expectativa de vida determinada para ela. No entanto, se ela contrair o vírus terá uma elevada chance de morte ( 20%), portanto, o vírus foi o fator desencadeador, determinante da morte. Se essa mesma pessoa for vítima de uma bala perdida ela terá morrido por conta da violência e não das doenças que possuia.

Assim, fica claro que essa divisão é só uma tentativa de manipulação. Todas as mortes em que o paciente teve manifestação clínica do vírus,  ele será a causa básica etiológica. 

Nenhum comentário: