domingo, 23 de agosto de 2020

A vitoriosa carreira de Mundinho


O arqueiro Mundinho (Raimundo Souza Ramos) foi  o jogador profissional que mais defendeu o Fluminense. Ele saiu do Ypiranga de Feira aos 19 anos em 1958, ao lado de Almeida - grande artilheiro tricolor -, para substitui seu ídolo Peri-Peri, tornando-se titular em 1962 no jogo com o Atlético Mineiro, que terminou em 1 x 1, no estádio municipal.
Em 1963 Mundinho colocava a faixa de campeão baiano pelo Fluminense, título obtido pela primeira vez, por um clube do interior. Em 1966, com a paralisação do certame estadual, Mundinho foi emprestado ao Sport/Recife, pelo qual foi vice- campeão pernambucano juntamente com Onça e Neves. Também esteve no futebol do Maranhão.

Em 1968 foi vice-campeão baiano pelo Fluminense e no ano seguinte (1969) novamente campeão baiano. No mesmo ano no Fortaleza, foi campeão cearense e vice-campeão brasileiro (antiga Taça Brasil). Em 1970 defendeu o Galícia, voltando para o Fluminense, onde atuou até 1982,quando encerrou a longa  carreira de 24 anos no futebol profissional.
É casado com a funcionária pública aposentada  Zulmira Ramos, dona Mira, que também jogou futebol. O casal tem seis filhos, três homens: Roberto, Jorginho e Junior Baiano, todos ex-jogadores profissionais, e três mulheres:  Roberta, Aline e Rosana.
O casal de jornalistas, Cristóvam Aguiar e Maura Sérgia, conta que pouco antes de Mundinho encerrar a carreira, estavam assistindo a jogo do Fluminense contra o Atlético de Alagoinhas, no Joia da Princesa, e o Fluminense vencia o jogo por 1 X 0.  O goleiro do Flu se machucou quase no final do jogo, e Mundinho, que era o único reserva, estava no banco com o braço esquerdo enfaixado por conta de uma luxação, teve que entrar em seu lugar. O jogo já estava terminando, mas o juiz marcou um pênalti contra o Fluminense. O Atlético bateu o pênalti e Mundinho defendeu, justamente com o braço que estava enfaixado. O Jogo terminou com a vitória do Flu, e Maura, que é de Riachão do Jacuípe, torcedora do Jacuipense, a partir daquele dia virou torcedora do Fluminense a até hoje tem Mundinho como ídolo.

Nenhum comentário: