quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Aniversário da Princesa

        
Prosseguindo com nossa série de publicações comemorativas do Aniversário de Feira de Santana, hoje contamos um fato pitoresco e inusitado.

O “General” e o “Marechal”
         Hermes Sodré era um político do MDB que, eleito vereador, fazia oposição à Arena, o partido da ditadura militar. Quando o time do Botafogo do Rio de Janeiro perdeu sua sede no bairro carioca de nome Botafogo, onde nasceu o clube de futebol, teve que mudar sua sede para o bairro de Marechal Hermes, nome colocado em homenagem ao Marechal Hermes da Fonseca. A quebradeira do clube e a mudança da sede causaram rebuliço na imprensa esportiva, e por aqui, amigos de Hermes Sodré, por brincadeira, passaram a chamá-lo de “Marechal Hermes”. Ele assimilou a brincadeira e chamava a si mesmo de “Marechal”.

"Marechal" Hermes Sodré
No início dos anos 80, a ditadura militar dava sinais de enfraquecimento, e muitos políticos, antevendo uma derrota eleitoral dos militares, começaram a se afastar destes, convenientemente, para não perder votos. Por aquela época, era comandante da 6ª Região Militar o General Gustavo Moraes Rego, que veio a Feira de Santana com a clara missão de passar recado aos políticos de que quem mandava ainda eram os militares. Uma solenidade foi realizada na Câmara Municipal, que ainda funcionava, num andar do prédio do antigo INPS (Hoje ISS), e para lá acorreram jornalistas, autoridades e o povo em geral.
Com a “casa” lotada, o General passava o seu recado, e justamente quando ele dizia que os políticos não deveriam se afastar dos militares, mas sim, estreitar as relações, eis que o vereador Hermes Sodré pediu um aparte. Foi um silêncio funério, até porque, não estavam previstos apartes no protocolo do cerimonial. Com a testa franzida o general ouviu do presidente da Câmara, que o pedido do vereador seria atendido, e lhe concedeu o aparte. Disse Hermes Sodré: Vossa Excelência, está enganado. Nós aqui somos muito próximos dos militares. Inclusive, temos alguns entre nós. E ante o semblante incrédulo do General, revelou: “Eu, por exemplo, sou ‘Marechal’.
         Foi hilário ver a cara de espanto do General diante do “Marechal”.    

Nenhum comentário: