quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Aniversário da Princesa



Continuando nossa série de publicações comemorativas do aniversário de Feira de Santana, que acontece no próximo dia 18, abordamos hoje um tema da maior relevância. Filantropia e assistência social. Dentre várias instituições existentes na cidade Princesa, vamos falar da Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais - Apae. Instituição Filantrópica Multidisciplinar, com um papel muito importante na cidade e macrorregião.
APAE de Feira de Santana. Mais de 50 anos cuidando dos excepcionais

A APAE de Feira de Santana é uma organização social, de caráter assistencial, filantrópica, com uma estrutura organizacional composta de Pais e Pessoas da comunidade, que em condição de associados e voluntários, provêm à manutenção da mesma. Fundada em 1967 por Pais de Excepcionais, e desativada em 1974, a APAE de Feira de Santana, ressurgiu em 1984, com a missão de promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da Pessoa com Deficiência Mental, de ambos os sexos, a partir de zero ano, em regime de semi-internato e à construção de uma sociedade justa e solidária.
Tem como atividade principal a assistência social,  a defesa de direitos, prevenção da deficiência, educação básica, educação profissional, saúde, apoio à família, lazer, esporte, cultura, assistência ao idoso com deficiência, estudos e pesquisas, capacitação e aperfeiçoamento técnico profissional e inserção no mercado de trabalho da Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo, congregando a comunidade em geral, que em parceria com órgãos governamentais, procuram garantir a eficácia dos direitos sociais de seus clientes.

Presta atendimento diário a cerca de 1000 Pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla e Autismo, de Feira de Santana e sua Macrorregião; sendo que 90% são pertencentes a uma classe sócio - econômica de baixa renda. Compõe a rede do SUS na cidade, prestando cerca de 7.000 atendimentos/mês à esta clientela específica. A entidade possui uma equipe, com cerca de 200 profissionais composta de médicos (neurologistas e psiquiatras), psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, musicoterapeuta, pedagogos, professores de educação física, professores especializados e auxiliares, técnico de enfermagem, administrador e auxiliares administrativos e pessoal de apoio.

         Para reabilitação destas pessoas são utilizados métodos e técnicas terapêuticas específicas, através de um conjunto de atividades individuais de estimulação cognitiva, sensorial e psicomotora, visando à reeducação das funções cognitivas e sensoriais dos mesmos. A APAE de Feira de Santana funciona em sede própria, com cerca de 500 m², localizada à Rua da APAE, 76, composta por 04 Núcleos:


Núcleo Ambulatorial e Administrativo, composto de:

 Centro Médico: Serviço Médico (Neuropediatria e Psiquiatria), Prevenção da Excepcionalidade Infantil (Teste do Pezinho = Rastreamento Neonatal); Serviço de Neurofisiologia (Eletroencefalograma e Mapeamento Cerebral); Serviço Social; Fisioterapia, Estimulação Precoce e Integração Sensorial; Serviço de Psicologia; Serviço de Psicopedagogia; Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional: Musicoterapia.Administração; Presidência, Diretorias Técnica e Administrativa, Coordenação Financeira, de Recursos Humanos, Projetos e Telemarketing.


Núcleo de Educação Básica (NEB)

Para Educandos com Deficiência Mental, Paralisia cerebral, Autismo e Múltipla Deficiência, de 2 à 14 anos, com diagnóstico de deficiência ou atraso significativo no desenvolvimento, manifestado nas áreas: motora, cognitiva, sensório - perceptiva,  linguagem, emocional e sensorial, estimulando áreas que necessitam de reforço e ampliando as aquisições nos diversos aspectos, incluindo atividades relacionadas ao aspecto acadêmico referente ao aprendizado escolar e formação educativa básica.


Núcleo de Educação Profissional (NEP)

Para Educandos oriundos do NEB e da comunidade, a partir de 14 anos, que pela defasagem no seu desenvolvimento, já tenham atingido o máximo dentro do processo de aprendizagem escolar, favorecendo forma intermediária entre educação geral e preparação para o trabalho. Com o objetivo final de preparação para o mercado competitivo, desenvolvendo atividades de cunho profissionalizante e colocação no mercado, atingindo assim a independência econômica, e o pleno exercício da cidadania.

Atendimento Educacional Especializado – AEE=  Com o objetivo de complementar e/ou suplementar o desenvolvimento global da pessoa com deficiência intelectual, múltiplas e autismo, através da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que possibilitem sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem, matriculados na rede regular de ensino.

Atividades Complementares: Educação Física, Esportes (Futsal, Handebol, Basquetebol, Atletismo, Karatê), Atividade Aquática, Lazer, Artes (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) e Cultura.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Cristóvão. A APAE agradece.
Mary Portugal

Anônimo disse...

A APAE agradece essa excelente publicação!!