domingo, 31 de janeiro de 2021

SÓ COM UM BANQUINHO!

        Ninguém é feio porque gosta. A feiura é uma coisa inexplicável principalmente quando acontece em uma família de pessoas normais e até bonitas. Mas acontece! Cassiano era um mulato forte, boa estatura, que dedicara sua vida à enxada e estrovenga. Acho até que ele tinha mestrado e  doutorado nessas especialidades! Donana, sua digna companheira, apesar de “estabelecida” e “estacionada” na casa dos 36 anos, já que há alguns  anos ela  não conseguia ultrapassar essa  marca, era uma morena  bonita, uma prenda como diria o gaúcho.

 Começaram a “trabalhar” bem cedo e tinham vários, ou para ser exato, seis filhos, gente boa que não lhes dava trabalho. O Otacílio ou “Tacilão”, com dois metros de altura era a exceção. Não que ele não fosse gente boa também, mas parecendo um poste da rede elétrica acumulava “títulos” desde a escola primária “vara de tirar caju”,  ”vara de bater pecado”,  “comprido sem roda”,  “pertinho do Céu” e outros. Se fosse hoje ele poderia  “judicializar” o caso. Mas, naquela época na zona rural tudo era visto como brincadeira ou “arrelia”.

 Mas o amor, que não é brincadeira, deu uma flechada no grandalhão e para sua sorte, ou azar, foi a linda Margarida que “no alto dos seus sapatos altos” mal chegava a 1.55m de altura. A distância era enorme, e o esforço de “Tacilão” para “exercer o seu mandato” ou quando nada pratica-lo dignamente era terrível.

Mesmo assim resolveu pedir a mão da linda para mostrar a seriedade das suas intenções. Perante o possível futuro sogro, que ficou parecendo um anão, falou do seu trabalho, das suas qualidades, disse ainda que já começara a se preparar para o casório. “Seu Virgílio, eu até já encomendei ao Betinho moveleiro, um banquinho de 40 centímetros de altura, depois eu peço a cama de 2,5 metros!”.  Bem intencionado  mesmo!

Nenhum comentário: