sábado, 9 de janeiro de 2021

Secretaria Municipal de Saúde está preparada para iniciar vacinação


Os governos estaduais e as prefeituras estão se organizando para iniciar a vacinação assim que o Ministério da Saúde enviar as vacinas. Em Feira de Santana, o setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já aguarda a liberação.

A enfermeira Simone Neves, referência técnica do setor de imunização, disse que o município já recebeu uma portaria do Ministério da Saúde informando que a Prefeitura tem autonomia para comprar vacinas e insumos, como seringas, agulhas e todo o material de apoio para o processo de vacinação.

"Feira de Santana tem metade de suas unidades de saúde com freezers para armazenar vacinas e as outras unidade tem geladeiras que podem conservar as vacinas", disse Simone.

Ela lembra que a cidade já passou por diversos surtos de várias doenças que eram tratadas com vacinas e, por esta razão, a cidade está preparada para atender a comunidade.

Sobre seringas, o principal insumo para a vacinação, Simone Neves explica que cada unidade da federação tem sua responsabilidade. 

"O programa nacional de imunização é com o Ministério da Saúde; insumos [seringas e agulhas] quem dá o suporte são os estados. Os municípios ficam com a distribuição e logística, e Feira de Santana sempre fez isso muito bem", garante.

Prioridades para vacinação

A enfermeira pontua que, pela velocidade como a doença se propaga, a prioridade serão os idosos e posteriormente as pessoas que estão na linha de frente, a exemplo dos profissionais de saúde.

"O objetivo é frear essa cadeia de transmissão. Espera-se que toda a população tenha acesso às vacinas; mas é necessário ter cautela", afirma.

Segundo Simone Neves, equipes de profissionais vão passar por um treinamento pelo fato de cada laboratório ter sua peculiaridade na aplicação das vacinas. 

"Eu asseguro que nossa equipe é preparada no manejo de aplicação de vacinas e com experiência de outras campanhas”.

De acordo com a técnica de saúde, até o final deste mês, possivelmente, já exista uma definição do início da vacinação, dependendo, apenas, do envio das vacinas pelo Ministério da Saúde.

Nenhum comentário: