quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Feira de Santana receberá 160 mil doses da vacina contra a Covid-19 e está pronta para iniciar vacinação


Feira de Santana está pronta para iniciar a vacinação contra a covid-19 na semana que vem. A informação foi confirmada pelo Prefeito Colbert Martins Filho ao repórter Paulo José do Acorda Cidade, durante entrevista ao vivo no programa Jornal das Duas, na Rádio Sociedade News, nesta quinta-feira (14).

Segundo Colbert, serão 160 mil doses inicialmente, que serão aplicadas nesta primeira etapa em cerca de 6 mil pessoas entre profissionais de saúde e idosos. Ele passará detalhes sobre a vacinação em entrevista coletiva. As equipes e postos de saúde já estão preparados para a campanha de vacinação. Posteriormente haverá também a vacina produzida pelo Instituto Butantan.

Colbert não deu data exata da do início da campanha. A previsão é que inicie no dia 20 nas capitais e, em seguida, nas demais cidades. “Se chegar no mesmo dia ou no dia seguinte, estamos prontos”, declarou.

O prefeito de Feira de Santana participou hoje de uma reunião virtual com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O encontro foi organizado pela FNP - Frente Nacional de Prefeitos e teve a participação de 130 prefeitos de todo o país. 

Colbert disse ainda que as doses serão da vacina AstraZeneca/Oxford que foi adquirida pelo Ministério da Saúde junto ao laboratório indiano Serum, para garantir o início da vacinação dos brasileiros de forma simultânea e gratuita.

De acordo com o Ministério da Saúde, a data de retorno do avião ao Brasil, com a carga de vacinas estimada em 15 toneladas, ainda está sendo avaliada de acordo com o andamento dos trâmites da operação de logística feita pelo Governo Federal em parceria com a Azul.

 O avião em direção à Índia para buscar 2 milhões de doses da vacina contra a covid-19 só sairá de solo brasileiro nesta sexta-feira (15) à noite.

Em nota, a pasta disse que “o voo foi reprogramado em algumas horas devido a questões logísticas internacionais. Com a reprogramação, a aeronave deve decolar de Viracopos em direção a Recife ainda na tarde desta quinta-feira, mas a partida para Mumbai, na Índia foi adiada para amanhã, às 23h”.

A Azul também comentou a mudança por meio de nota: "a aeronave decola de Campinas nesta tarde e deve chegar à capital pernambucana à noite, pernoitando no aeroporto dos Guararapes.”

A volta da aeronave ao Brasil estava marcada para o sábado (16), pelo Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Mas, com a alteração no voo, ainda não há informações sobre a data e hora do retorno da aeronave.

Ao chegar ao país, a vacina ainda precisa aguardar o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que as doses comecem a ser aplicadas. A agência se reúne no domingo (17) para analisar o pedido de uso emergencial apresentado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), parceira da AstraZeneca e da Universidade de Oxford no Brasil.

De acordo com o Ministério, a vacina será distribuída aos estados em até cinco dias após o aval da Anvisa para, assim, dar início à imunização em todo o país, de forma simultânea e gratuita.

A pasta disse ainda que, além do apoio da Azul, conta também com a Associação Brasileira de Empresas Aéreas por meio das companhias Gol, Latam e Voepass, para a logística de transporte gratuito do imunizante.

A segurança no transporte das doses pelo Brasil será realizada pelas Forças Armadas, em ação conjunta com o Ministério da Defesa.

Aeronave

O avião que partirá em direção à Índia é um Airbus A330neo, maior aeronave da frota da companhia e estará equipado com contêineres específicos para garantir o controle de temperatura das doses que, de acordo com as recomendações do fabricante, é de menos de 80 graus Celsius (°C).

Ontem (13), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou as empresas aéreas a transportarem vacinas refrigeradas com gelo seco na cabine de passageiros dos aviões. O transporte só ocorrerá, entretanto, se não houver passageiros durante o voo.

Acorda Cidade com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário: