sexta-feira, 6 de agosto de 2021


Pesquisas

         Eu tenho um grupo de pouco mais de 100 amigos com os quais me correspondo diariamente pelo Whats App. É um grupo bem eclético em termos de raça, religião, política, profissão, nível cultural e social. Só de farra, eu resolvi contar quantos eu sei que votaram e votariam novamente em Bolsonaro e querem o voto auditável. Deixe de lado os que eu sei que não votariam e os que tive dúvida. O resultado foi mais de 70% de eleitores de Bolsonaro. Eu tinha um método quase infalível, que eu chamava “Pesquisa de Botequim”, para saber quem seria eleito prefeito em Feira de Santana. Eu era frequentador e tinha amigos em diversos bares da cidade. Assim, eu ia de bar em bar e entre um copo e outro, eu provocava uma discussão sobre quem seria eleito. Era o mesmo que mexer num ninho de marimbondos. Logo começavam discussões acaloradas entre os eleitores de um ou outro candidato. Discretamente eu anotava quantos havia favoráveis e este ou àquele. Por amostragem, eu sabia qual era a tendencia da maioria. Que eu me lembre, só não deu certo uma vez. Mas as pessoas preferem acreditar nos institutos de pesquisas, que erram muito mais do que acertam, e que em 2018 disseram que Bolsonaro perderia para qualquer candidato, no segundo turno.


Caminhoneiro

         Esse ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, tá saindo melhor que a encomenda. O cara é um monstro para trabalhar. Olha só o depoimento desse caminhoneiro.


Conhecimento

         Quando eu vejo hoje em dia governantes analfabetos funcionais, eu fico pensando no mau negócio que fizemos ao proclamar a República. O que aliás, só aconteceu por capricho de Deodoro da Fonseca que, ferido em seus brios sentimentais, levantou-se da cama onde se curava de uma enfermidade, e foi lá, fez a proclamação pra sacanear um rival, e voltou para o seu berço esplêndido. E a gente sifu. Para um monarca, dirigir uma nação não era fritar bolinho. O filhote real era preparado desde o berço para reinar. Vejam a história de D. Pedro II. Gaste 5 minutinhos para assistir ao vídeo. Vale a pena, eu garanto. Ter conhecimento é tudo o que importa.


Último aviso

         O presidente Bolsonaro declara que manifestações do próximo dia 7 de Setembro serão “Último Aviso” do povo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), leia-se, ministro Barroso, de que quer o voto auditável nas eleições de 2022. “Ele sabe que todo o poder emana do povo, e que o presidente fará prevalecer a vontade do povo”. Veja no vídeo.


Gude preso

         O presidente Bolsonaro numa jogada digna de Ronaldinho Gaúcho, olhou pra um lado e mandou a bola pra outro, fazendo um “golaço” pra cima do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (Leia-se ministro Barroso), um verdadeiro “Gude Preso” como se diz no futebol. Na quarta-feira (4), em entrevista ao vivo na Jovem Pan, ele apresentou um inquérito que está em curso na Polícia Federa, onde há provas de que um hacker invadiu as urnas eletrônicas e fraudou as eleições de 2018 (e ainda assim Bolsonaro venceu), e o que é pior, o presidente do TSE, ministro Barroso, sabia da fraude. A entrevista durou cerca de uma hora e houve depoimentos, comentários e apresentação do inquérito. “O ministro Barroso mente descaradamente”, disse o presidente.

Pandemia

         Números da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que num mesmo período morreram 4 milhões de pessoas no mundo, vítimas do vírus chinês, e 15 milhões morreram de enfarto e derrame cerebral (AVC). Como eu digo desde o início, o contágio pelo vírus é rápido, mas a letalidade é baixa. E com cuidados simples ainda se pode evitar o contato. A pandemia só parece terrivelmente mortal porque politizaram o tratamento e muita gente deixou de se tratar, e a imprensa funerária cuidou de amedrontar as pessoas que se recolheram em suas casas, não cuidaram das outras enfermidades, e morreram ainda de depressão e suicídio. Se somarmos as mortes anuais no Brasil por outras enfermidades, algumas que até já eram dadas como erradicadas, teremos o dobro ou o triplo de mortes por Corona vírus. Por exemplo, tuberculose. Eu não sei como essa gente infame que incute medo nas pessoas inocentes consegue se olhar no espelho.

7 de Setembro é tudo ou nada

         Caminhoneiros de todo o Brasil estão fazendo circular nas redes sociais uma convocação para o próximo dia 7 de Setembro, quando irão fazer uma grande manifestação em todo o País pelo voto auditável, entre outras reivindicações de caráter político. A adesão de artistas, intelectuais, políticos, empresários, professores, médicos, enfim, membros da sociedade organizada insatisfeitas com o rumo que o Brasil está tomando. Eles vão bloquear as estradas e parar o País. Veja um dos vídeos que estão circulando.


Dica Musical

A minha dica musical dessa semana é Cheiro de Relva, com as Irmãs Galvão e participação especial de Daniel. Conversava com uma amiga esta semana que não conhece os sertões brasileiros e ela me perguntava se estava fazendo frio aqui em Feira de Santana. Para ela o Nordeste era só terra seca e calor. E eu me lembrei dessa canção que fala de coisas dos sertões, que são comuns a todas as regiões sertanejas do Brasil. O céu azulado das noites de verão ou primavera, as madrugadas frias, o amanhecer onde o nascer do sol faz brilhar as gotas do orvalho que ficam parecendo pingos de ouro. O canto da passarada, o cheiro da relva molhada, os caminhos pelos campos onde brotam flores silvestres exalando aromas maravilhosos, os chocalhos dos animais da criação ou o cantão preguiçoso das rodas de um carro de bois. O interior do Continente, as regiões sertanejas, mudam em vários aspectos, sejam geográficos, culturais ou climáticos, mas certas coisas permanecem iguais, principalmente nas zonas rurais. O poeta José Fortuna compôs esta joia imortalizada pelo cancioneiro popular do Brasil. Aqui temos uma interpretação que eu gosto muito, com as maravilhosas Irmãs Galvão e o grande cantor sertanejo, Daniel. É só fechar os olhos e viajar pelos sertões desse nosso imenso e belo País.


Philosopher

“Se Deus te der um limão, faça uma limonada” (dito popular)

         Um enunciado simples, mas cheio de sabedoria. Vivemos pedindo coisas a Deus, mas raramente Ele nos dá o que pedimos. E quase nunca notamos que ele nos deu algo ou que recebemos com descaso. Li recentemente uma mensagem que dizia que um distraído tropeçou numa pedra. O empreendedor coletou pedras pelo caminho para construir uma casa. Os brutos as utilizaram como armas. Um caminheiro usou uma pedra como assento para descansar. Michelangelo usou pedras para fazer obras de arte. Com uma pedra Davi matou o gigante Golias”. Então, a diferença não está na pedra, mas no uso que fazemos dela. Portanto, use o seu conhecimento e sabedoria para fazer bom uso das pedras que encontrar pelo seu caminho.


*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Por hoje é só que agora eu vou ali andar pelo meu amado país, com a minha melhor companhia, até que um dia descanse feliz.

Nenhum comentário: