sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Cobrança indevida

Clientes estão denunciando que lojas em Feira de Santana estão cobrando 10% sobre pagamentos efetuados através do PIX. Não há nada que justifique a cobrança, porque o PIX apenas possibilita a transferência de dinheiro de uma conta para outra, sem cobrar nada por isso. Então, podemos deduzir que os lojistas que cobram a taxa estão praticando crime de ganância, com cobrança indevida, ou então estão forçando os clientes a pagarem suas contas com dinheiro, para que não haja movimentação financeira e assim esconder do fisco os seus verdadeiro ganhos. O único jeito dos consumidores resolverem isso é denunciar os nomes das lojas através das redes sociais e imprensa, e passarmos a boicotar estas lojas.

“O Velho Zu”

         Um amigo me enviou essa foto do já extinto bar “O Velho Zu”, parada quase obrigatória dos boêmios de Feira de Santana antes de retornarem às suas casas após as noitadas de fim de semana. Foi extinto por um incêndio no final dos anos 80 ou início dos 90. Sobre esse incêndio, dizem as más línguas, que foi provocado por algum antigo frequentador. Porque o proprietário mantinha uma caderneta trancada na gaveta do balcão, onde constava os nomes de todos os devedores do bar e também das meninas que os atendiam nos quarto acima do prédio. Se essa caderneta viesse a público, muitas reputações seriam abaladas e casamentos seriam desfeitos.


Para pra acertar

         O Brasil vai dar um “Para pra Acertar”. Não será apenas mais uma manifestação. Será “A” manifestação.

Quem é genocida?

         A corja que comandou o Brasil até 2018 vive tentando colar a pecha de “genocida” no presidente Bolsonaro, acusando-o de não ter lidado bem com a pandemia, quando foram eles mesmos, com o apoio dos vagabundos do STF que impediram o presidente de agir como deveria, e atrapalharam todas as suas ações. Quando a coisa ficou feia, pediram socorro e o Governo Federal os acudiu enviando tudo que precisavam, inclusive Bilhões de Reais, que eles desviaram por todos os canais que puderam e deixaram as pessoas morrendo sem atendimento nos leitos dos hospitais ou trancadas em casa. Agora foram descobertos depósitos de diversos medicamentos vencidos, que teoricamente deveriam ser destinados gratuitamente para a população, e que não foram e estão lá desde antes de 2018.


Ladrão de ideias

         Que Lula é ladrão todo mundo sabe. O que pouca gente sabe é que ele rouba até ideias dos outros. Ele dá nova roupagem a elas e diz que são filhas dele. Você que ainda acha que Lula é a criatura mais santa da face da terra, preste bem atenção neste vídeo e pode conferir a veracidade das informações onde bem desejar, porque está a apenas um clic no Google.


Ajudar a quem precisa

         Recebi pelo whats App o seguinte apelo: “Você que está pensando em doar para a Globo no Criança Esperança lembre-se que na sua cidade tem APAE, Irmã Dulce, Orfanatos e crianças necessitadas. Não dê dinheiro a Globo, ajude a quem realmente precisa”. De minha parte doei dinheiro para o “Criança Esperança” quando minha filha era criança. Hoje ela está com quase 40 anos. Eu reconheço o que é picaretagem quando vejo uma.

Vacinas

         Quando se falou em vacinas contra Covid, houve uma reação imediata porque logo se percebeu que seriam vacinas experimentais, testadas em campo, sem que houvesse decorrido o tempo necessário para comprovação da sua eficácia. Nunca antes se houvera fabricado e usado uma vacina em seres humanos em tão curto prazo, mas a alta taxa de contaminação pelo novo vírus chinês assim o exigia. Todos tinham medo das reações que poderiam advir da vacinação muito precoce. E ainda houve gente se dizendo cientista e tocando terror no povo falando horrores sobre a vacina. Lembro de um maluco postando vídeo nas redes sociais afirmando que tudo não passava de um complô dos globalistas para eliminar os pobres da humanidade. Haveria uma vacina para os pobres e outra para os ricos, sendo os pobres morreriam em poucos anos devido a alterações genéticas provocadas pela vacina. De minha parte, eu disse que iria esperar para ver os resultados dos vacinados, mas só pelo fato dela ser uma vacina experimental. Agora que a maior parte das pessoas já tomou até a segunda dose, aparecem malucos para dizer que as vacinas não são eficazes. São sim. Umas mais e outras menos, e os laboratórios continuam trabalhando no aperfeiçoamento delas. O fato de que algumas pessoas morreram mesmo após terem tomado a segunda doze, são apenas acidentes. Basta observar como caiu o número da mortalidade. Vamos ter que conviver eternamente com este vírus, e sempre haverá alguma morte, mas, repito, serão apenas acidentes.

O sertão vai virar mar?

         Conversava com um amigo sobre previsões de que diversas cidades no mundo, inclusive aqui no Brasil, como Rio e Salvador, vão perder território para o mar, dentro de poucos anos. Não sou geólogo nem climatologista, mas gosto de observar o que acontece à minha volta. Notei que desde aquele terremoto no Japão que, segundo os cientistas, deslocou o eixo do planeta em alguns centímetros, alguns fenômenos geológicos e climáticos estão ocorrendo amiúde. Abalos sísmicos e erupções vulcânicas, maremotos e terremotos, e alterações climáticas podem ser um sinal de que o planeta ainda está se acomodando à sua nova posição. Além dessa previsão de subida do nível do mar algumas localidades pelo mundo afora, temos aqui no Brasil algo inquietante, como frio onde antes fazia calor e calor onde antes fazia frio. Este ano tivemos frio intenso em alguns locais tradicionalmente de clima temperado, como, por exemplo frio na Amazônia e neve na região sudeste. Não me surpreenderia se essas mudanças se agravassem com o passar dos anos. Quem viver verá.

Dica Musical

A minha dica musical dessa semana é “Roda”, com Gilberto Gil. Gravada em 1965, exatamente um ano após a revolução de 1964, tudo o que Gil disse nessa música parece até uma profecia do que estamos vivenciando quase 60 anos depois.  “Meu povo, preste atenção, na roda que eu te fiz, quero mostrar a quem vem, aquilo que o povo diz”. Dito isso, ele continua. “Seu moço, tenha vergonha, acabe a descamação, deixe o dinheiro do pobre e roube outro ladrão”. Qualquer semelhança com a atual conjuntura nacional não é mera coincidência, apenas o espelho está mostrando uma imagem reversa, onde os personagens de ontem trocaram de lugar com os de hoje em dia. Ouçam e tirem suas próprias conclusões.


Philosopher

“Temos que ser duros, mas sem nunca perder a ternura” (Ernesto Guevara)

         A frase se aplica em várias situações, mas foi proferida por alguém que nunca a seguiu. Como todos os adeptos dos regimes totalitários, Guevara não agia conforme o que dizia, uma vez que ele mesmo não perdoava seus inimigos que assassinava pessoalmente. Endurecer sem perder a ternura pressupõe, por exemplo, repreender ou castigar um filho desobediente e que teima em agir de forma contrária àquilo que lhe é ensinado pelos seus pais como regras de boa conduta em sociedade. Os pais, para ensinarem isso, precisam agir em conformidade com o que ensinam aos seus filhos, e nunca na base do “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Os ditadores têm como lema, para combater os seus adversários, “Acuse-os do que você faz, chame-os do que você é". E se apropriam de bandeiras dos povos democratas para nomear suas instituições totalitárias. Tomemos como exemplo o Congo, uma das mais violentas e perversas ditaduras da África, denominada cinicamente de “República Democrática do Congo”.

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Por hoje é só que agora eu vou ali ver se descubro quem incendiou “O Velho Zu”.

 

Nenhum comentário: