quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Quem sofre muito nessa vida é recompensado na outra?

        Uma leitora me escreveu contando que sonha sempre com sua avó muito doente, chorando e lhe pedindo ajuda. Ela morreu de câncer há quase dois anos e a leitora acredita que, por ter sofrido muito na Terra, sua avó era pra estar bem, cheia de luz e saúde. Ela conta que os sonhos são tão reais que ela chega a sentir o mesmo mau cheiro que sua avó exalava nas últimas semanas de vida. Ela quer entender e me pediu uma resposta.

A crença de que o sofrimento e a dor depuram, sublimam e elevam as almas para condições de evolução altas e a lugares elevados no mundo espiritual não é tão correta como se pensa a princípio. É uma teoria linda, romantizada e muitos embarcam nela achando heroico sofrer colocando a dor como uma coisa boa e até desejável achando que, por meio dela, irão se libertar de suas mazelas e chegarão cheias de luz no astral.

        Eu sinto dizer, mas isso não é verdade. Quem sofre muito nesse mundo leva para o astral todas as impressões da dor e do sofrimento que viveu aqui e precisa passar muito tempo, às vezes anos, nos hospitais da outra dimensão para se recuperar, dando muito trabalho aos médicos e enfermeiros do astral para recompor seus perispíritos.

        O sonho dessa leitora com a avó mostra que, apesar dela ter morrido depois de muito sofrer, ainda continua doente do outro lado da vida e precisa de muita oração e ajuda espiritual para se curar de verdade.

        As doenças são causadas pelas nossas imperfeições morais, pelos nossos pensamentos negativos, por atitudes equivocadas e incompatíveis com nosso nível de evolução ou por necessidade de nossa alma em desenvolver determinada virtude ou potencial. Também há as "doenças-benefício" que surgem quando uma pessoa precisa parar para rever seus caminhos antes que se comprometa mais.

        Somente em almas já muito elevadas, que escolheram no astral passar por uma doença bem penosa na Terra para terminar seu processo evolutivo, é que há de fato, uma sublimação e essas almas, pelo processo da dor, chegam ainda mais evoluídas no mundo dos espíritos por terem aproveitado integralmente o processo que vivenciaram. Mas esses casos são raros e nem de longe reflete a maioria.

        O sofrimento, a dor e a doença são os últimos recursos que Vida usa para chamar nossa atenção para a realidade e nos acordar da hipnose do materialismo. Não é bom, nem bonito, nem divino sofrer. O que é bom, bonito e divino é aprender e evoluir pela experiência positiva, pela inteligência e pelo amor. Se você acredita que vai ser recompensada no além porque está sofrendo muito aqui na Terra, seja qual for o tipo de sofrimento, está iludida com a realidade da vida espiritual e terá uma tremenda decepção ao chegar no astral e descobrir que não era nada disso.

        Por isso não aceite a dor, o sofrimento, a angústia e as coisas ruins em sua vida. Deus é alegria, saúde, riqueza, amor, prosperidade, felicidade e sucesso. O sofrimento e a dor é o desvio do caminho reto e, se corrigido, deixam de existir. Você não precisa ser o herói ou a heroína na ilusão de ganhar o troféu da vitória por estar sofrendo. Você só é vitorioso quando vence o sofrimento e transforma sua vida para melhor, vivendo bem, feliz, com saúde e tudo de bom que a Vida pode oferecer. A maioria não consegue isso porque acredita no sofrimento, no carma, nas dificuldades e, com isso, dão força ao mal. Chega de culto ao sofrimento! Só por meio do amor é que evoluímos de fato e, para conseguirmos isso, é preciso valorizar, desejar e criar somente o bem. Você pode!

*Maurício de Castro é professor e escritor espiritualista. Publicou dezenas de romances psicografados, ditados pelos espíritos Hermes e Saulo.  

 

 

Nenhum comentário: