domingo, 22 de agosto de 2021

Prefeitura adota medidas importantes para o retorno às aulas no modelo híbrido

   

Escolas receberam equipamentos e sinalização para o cumprimento das medidas sanitárias   

Nesta segunda-feira, 23, uma boa parte dos estudantes da Educação municipal volta às aulas no modelo híbrido para o ano letivo de 2021. A retomada das atividades de forma física segue o rodízio, conforme orientação da Secretaria Municipal de Educação e aprovação do Conselho Municipal de Educação. Algumas escolas que estão passando por serviço de manutenção estão autorizadas a realizar a primeira semana de forma não presencial, com atividades remotas.
De acordo com o novo calendário, os estudantes terão 130 dias letivos e carga-horária de 800 horas, conforme exige o parecer do Conselho Nacional de Educação no contexto da pandemia pela Covid-19. O ano letivo 2021 será encerrado no dia 31 de janeiro de 2022.

Os estudantes frequentarão as aulas em sistema de rodízio - as turmas serão divididas em grupos que irão para a escola em semanas alternadas. O grupo que permanecer em casa durante uma semana contará com as aulas transmitidas pela TV aberta pelos canais 10.2 e 10.3, da TV Subaé, e pelo canal da Seduc no YouTube; terá também o material didático e atividades impressas que serão produzidos pelos professores. Estão previstos 21 sábados, todos com atividades não presenciais e dirigidas aos estudantes.
 
MEDIDAS IMPORTANTES
 
A Secretaria Municipal de Educação adotou medidas importantes para o ano letivo no modelo presencial e não presencial, informa a professora Anaci Paim, responsável pela pasta.

"Nas últimas semanas, intensificamos os serviços de manutenção e recuperação das escolas que também estão recebendo equipamentos e sinalização para o cumprimento do protocolo de prevenção do contágio da Covid-19. São 176 escolas passando pelos diversos serviços de manutenção", informa a secretária.

De acordo com a professora, "até o momento 34 escolas foram entregues, reparadas ou reformadas. Cinquenta e seis estão em fase de conclusão dos serviços já nos próximos dias e outras 21 estão passando por reforma geral".

Nos últimos dias, a Seduc realizou capacitação para todo o pessoal que atua nas escolas - merendeiras, serviços gerais, porteiros, vigilantes, administrativos e finalmente os motoristas dos ônibus que atuam na zona rural. "Os veículos também foram sanitizados e serão higienizados frequentemente".

Já os itens da alimentação escolar estão sendo distribuídos para as escolas que contarão com estudantes nesta primeira semana. "A logística também está como medida prioritária a fim de atender todas as escolas, alerta Anaci Paim.

Nas próximas semanas, os estudantes receberão o uniforme personalizado e o kit aluno com diversos materiais, como cadernos, lápis e caneta, borracha, apontador, régua, compasso, calculadora e estojo, entre outros itens. O kit é organizado de acordo com o segmento escolar.

Nenhum comentário: