terça-feira, 17 de agosto de 2021

Regra de ouro

Dom Itamar Vian

A vida tem sempre uma lógica irrefutável. É a lógica das consequências. Aquilo que semeamos, cedo ou tarde, acabaremos colhendo. Se plantamos alegria, esperança e paz colheremos felicidade. Se plantamos ódio, inveja, injustiças e vingança colheremos tristeza. Nós somos os autores de nossa própria história.

“TUDO O QUE quereis que os outros vos façam, fazei-o, também, vós a eles” (Mt 7,12). É essa a Regra de Ouro da sabedoria que, no Antigo Testamento, recebe formulação negativa: "Não façais aos outros o que não quereis que os outros vos façam" (Tb 4, 16). No Novo Testamento, Jesus lhe dá uma formulação positiva, um convite para o agir: "Fazei aos outros o que quereis que os outros  vos façam" (Mt 7,12)

MUITAS vezes reclamamos de atitudes que os outros tomam a nosso respeito e fazemos a mesma coisa com eles. Alguns ficam desesperados quando falam mal a seu respeito, mas, passam o dia, falando mal dos outros. Quem não gosta de injustiça — não seja injusto com ninguém. Se queremos que nosso trabalho nos garanta o pão de cada dia, usemos da mesma medida, com aqueles que trabalham conosco: paguemos o salário justo.

COMO não somos muito dados a viver com sabedoria, egoisticamente, queremos que todos nos façam felizes e às vezes não movemos uma palha para a felicidade alheia. Há marido cuja  vergonha máxima é ser traído pela esposa, mas, hipocritamente, mantém uma amante. Não quer para si o que faz para a esposa.

APLIQUEMOS a Regra de Ouro especialmente na nossa vida pessoal. Queremos fidelidade? Sejamos fiéis. Queremos a verdade? Falemos a verdade. Queremos solidariedade? Sejamos solidários. Queremos compreensão para nossos erros? Sejamos compreensivos. Queremos honestidade? Sejamos honestos. Queremos paz? Vivamos em paz. E São Paulo nos lembra: “Quem pouco semeia também pouco colhe. Quem semeia com abundância colhe com abundância”. (2 Cor. 9,6).

JESUS Cristo foi o exemplo perfeito dessa coerência. Ensinou-nos a perdoar e perdoou a quem o condenou e crucificou. Ensinou-nos a amar os inimigos e nunca saiu de sua boca uma palavra de ódio contra seus perseguidores. Ensinou-nos a dar a vida e aceitou morrer por nós na cruz. O melhor amigo é aquele que dá a vida pelos seus amigos. Os ensinamentos de Jesus foram sempre comprovados por suas atitudes concretas.

Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

[email protected]

Nenhum comentário: