domingo, 15 de agosto de 2021

Um gênio de passagem rápida pela música

 

Gênio que aos seis anos já compunha pequenas peças, o polonês Frédéric Chopin - um dos maiores pianistas surgidos até hoje -, teve uma vida curta, mas deixou obras magnificas que continuam sendo executadas mais de 170 anos após a sua morte. Filho de pais abastados, Chopin nasceu em 22 de fevereiro de 1810 em uma mansão próximo de Varsóvia.

Aos 10 anos de idade era uma espécie de remédio para o Grão-Duque Constantino, governador da Polônia, que sofria de terrível doença e nas ocasiões de crises e conseguia voltar ao normal com a música calma e profunda daquele garoto franzino de  rosto pálido e olhos enormes. Quando estudante do Conservatório de Varsóvia seu professos Joseph Elsner tentou persuadi-lo a compor óperas, cantatas e partituras para orquestras e quartetos, mas ele resistiu afirmando que a sua inspiração era o piano.

Aos 15 anos era famoso, com músicas publicadas e grandes plateias em Varsóvia. Em 1829 fez enorme  sucesso em Viena, Áustria, tocando dois concertos promovidos pelo conde  Wenzel von Gallenberg. No  ano seguinte transferiu-se para Viena e em seguida para Paris, onde esperava consolidar sua carreira, mas como havia inúmeros artistas de grande projeção, ficou desanimado pretendendo deixar tudo e viajar para Londres ou para os Estados Unidos.

Foi quando conheceu o príncipe Valentin Radziwill que foi fundamental para seu sucesso em Paris, onde passou a desfrutar de uma vida ostentosa, comprou uma carruagem, tinha empregados, usava roupas caras e vivia na alta sociedade. Aos 26 anos de idade Chopin conheceu madame Aurore Dudevant que apesar de mulher, usava calças masculinas, fumava charutos e usava o nome de George Sand, mas não a achou interessante. Ao contrário ela passou a zelosamente tomar conta do pianista que tinha uma saúde muito frágil, já atacado pela tuberculose.

Durante cerca de 10 anos foi além de fiel companheira a enfermeira do pianista, levando-o  para outras regiões como Maiorca (Espanha) e Marselha (França) na tentativa de vê-lo melhorar de  saúde, o que foi em vão. Com George Sand saindo de sua vida em 1848, Chopin deixou Paris indo para a Grã Bretanha, onde tocou para a Rainha Vitória. Mas, o  clima  de Londres foi terrível para sua saúde e Chopin voltou a Paris em 1848, mas definhava tanto que em visita a condessa Delphine Potocka, da Polônia, ela quis cantar algumas das  canções dele, mas Chopin tossia de tal maneira que era impossível ouvi-la. No dia 17 de outubro de 1849, dois dias após esse fato, Frédéric Chopin falecia aos 39 anos.

 

Nenhum comentário: