domingo, 6 de setembro de 2020

Cada um tem o seu templo

Gostava da noite, não que ela fosse melhor que o dia, é que sem o calor do sol, que às vezes incomodava, e o trabalho no escritório, que incomodava muito mais, a vida era bela. No bar do Rudy uma cerveja gelada, vez em quando um goró (cachaça), que é a verdadeira  bebida do brasileiro, e aquela conversa descontraída, sem pretensões, sem nada de intelectualidade. Era “matar” o tempo, até voltar para casa, tomar um bom banho e dormir. Isso é se Gisa (Adalgisa) deixasse!

A bela Adalgisa, que ainda continuava bela, apesar dos anos passados, agora era “uma pedra no caminho” do pobre Vitalmiro, (não é o grande advogado, só um homônimo). Uma vizinha, meio biruta, de tanto insistir levara Gisa para a igreja e agora, na “lei de crente” como se diz, ela não ligava para os naturais apelos físicos do  marido. Dedicava-se a ler a Bíblia, durante o dia, é à noite também!
Miro (Vitalmiro) não pensava em uma aventura extraconjugal. Fiel, ele só queria atenção da mulher, e sofria na mesma situação de um radialista, amigo seu, cuja senhora também se dedicava às Escrituras Sagradas, esquecendo-se do mundano. Quando ele insinuava algo ela rebatia: “Venha pecador, venha ler a Bíblia. Vamos para a Igreja!” Carente e já não suportando o tratamento que recebia, resolveu ceder, esperando a merecida recompensa.
No boteco de Rudy sua ausência causou surpresa e mais surpresa seria,  vendo-o no templo, ao lado da radiante Gisa, tentando se ligar nas palavras do pastor. Verdadeiro sacrifício que ele suportou até o fim com “dignidade” de um “irmão”. Depois as despedidas. As palavras de elogio e incentivo e ele intimamente “doidão” para estar em casa. Tomou um banho rápido, vestiu um short do Corinthians e correu para a cama. Lá estava Gisa, concentrada com a Bíblia nas mãos. ”Venha bem, você começou hoje, tem de se dedicar. É preciso conhecer tudo. Você acha que indo à igreja uma vez, já é crente?”. Desesperado, sem perceber, Miro vestiu uma camisa do Palmeiras, time que detestava e que era de um irmão, e saiu às pressas, na esperança de que a bodega de Rudy, seu verdadeiro templo, ainda estivesse aberta!   




Nenhum comentário: