sexta-feira, 20 de março de 2015

Alex Ferraz

CAIXA
O descalabro do golpe na Caixa Econômica Federal no valor de cerca de R$ 100 milhões tem passado, por enquanto, como um crime perpetrado apenas por funcionários etc. e tal. Que seja. Mas, segundo dizem as más línguas, se a CEF for passada a limpo, a terra pode tremer. Tanto quanto vem tremendo com a Petrobras. E Eletrobras e BNDES não ficariam atrás. Ufa!
E eis que a Fiol saiu dos trilhos
Desemprego em massa na Bahia
Não foram poucas as vezes que esta coluna criticou o estardalhaço feito com a chegada de trilhos, em Ilhéus, para a dita Ferrovia de Integração Oeste-Leste, Fiol. Falávamos que os trilhos chegavam, as a obra estava dormente.
Agora, a realidade cruel bate à porta. Desemprego em massa na Fiol, assim como aconteceu no estaleiro de Paraguaçu.
Tudo resultado a crise da Petrobras, com a consequente prisão dos empresários das maiores empreiteiras do país e a seguinte desmoralização dessas empresas.
É uma situação delicadíssima. E se o governo tiver alguma preocupação com a sua sustentação, deverá ter atenção especial para isso.
Descaso com a investigação (I)
Quantas vezes ouvimos em rádio, TV, lemos em jornais, que certo crime “está sedo investigado pela delegacia tal”?
Pois é. E aí vai outra pergunta socrática: quantas vezes ouvimos, lemos ou vemos notícias dando conta de que aquele crime foi elucidado, o criminoso foi preso, julgado, condenado e cumpre pena? Hum...
Descaso com a investigação (II)
A mesma coisa acontece com acidentes, tanto aéreos como terrestres, e com casos de mortes em circunstâncias misteriosas, no dia a dia.
Explico: quem sabe de notícia sobre a perícia para investigar a morte de três PMs em treinamento, em Salvador, há quase dois anos?
Tudo tem um prazo incrível: 60 dias, por aí. Parece que é exatamente o tempo da pífia memória da população e da mídia.
Descaso com a investigação (III)
Por exemplo, mais um: cadê o resultado final, com punição de tudo mais para os culpados, do caso Neylton Souto, funcionário da Secretaria Municipal de Saúde “misteriosamente” assassinado no pátio do órgão, no Comércio, em janeiro de 2007? Ai, ai...
Nunca estão presentes
Apenas mais um desabafo: das Sete Portas a Castelo Branco, do Itaigara à San Martin, NUNCA vemos agentes da Transalvador tentando organizar o trânsito, por exemplo, de seis da manhã às 18 horas.
Vivem só para multar, às escondidas. Um escândalo. O excelente prefeito ACM Neto deveria tomar a frente disso. Ou deixar para que a PM o faça.

Nenhum comentário: