terça-feira, 31 de março de 2015

Alex Ferraz

INÚTIL
Certo tipo de recall para automóveis tem se revelado inútil no Brasil. Vejo reportagem, por exemplo, com proprietário de um veículo Chevrolet, comprado zero, em 2014, que, atendendo a recall, está há QUATRO meses esperando por uma peça. Aliás, esse desabastecimento de peças no País é histórico. Desde a época do Fusca, e eu tive alguns, acontecia. Tem jeito não.

“Tenho medo do dia em que a tecnologia vai se sobrepor à interação humana. O mundo terá uma geração de idiotas" (Albert  Einstein)

Brasil lidera viciados na net
Insubstituível, veio para ficar, abriu os horizontes para pesquisa e comunicação. Não resta dúvida que essas classificações cabem inteiramente na internet. Todavia, o excesso na sua utilização começa a gerar preocupações médicas, inclusive a partir do momento em que, conforme pesquisa noticiada no último final d e semana, o Brasil é o líder MUNDIAL em viciados na rede.
Dos pesquisados, mais de 70% admitiram acessar de hora em hora a rede, enquanto 50% garantiram que passam o dia todo navegando.
Médicos entrevistados, inclusive psicólogos, não titubearam em comparar o vício à dependência, por exemplo, de drogas, com direito a síndrome da abstinência e tudo mais. E muita gente já está se tratando. Pois é, somos mesmos exagerados, como diria Cazuza.

Ainda sobre os iternetômanos (I)
Já comentei nesta coluna o meu pasmo diante do cada vez maior número de “zumbis” que vagam pelas ruas, corredores, elevadores e até dirigindo carros, ligadíssimos na net, mandando mensagens, lendo mensagens, rindo sozinhos como loucos, ufa!
Ainda sobre os iternetômanos (II)
Devo dizer que não sou nenhum retrógado. Uso, como todos, essa indispensável ferramenta que é a internet.
Todavia, não participo de redes sociais e jamais tenciono substituir as relações pessoais por cliques em teclados ad infinitum.
Conversar ainda é preciso.

Ainda sobre os iternetômanos (III)
Tenho um amigo técnico no assunto e até diretor de empresa que cuida da internet, que me confessou estar espantado com o que acontece na sua família.
Casado, pai de dois filhos, eles disse que já flagrou seus rebentos conversando entre si e com a mãe, DENTRO DE CASA, PELA INTERNET. É mole?

Trânsito insolúvel (I)
Apenas dois ou três agentes da Transalvador resolveriam em 70% o caos diário do trânsito na Avenida D. João VI, em Brotas, que vai das sete da manhã às oito da noite.
Mas isso não faz parte desta direção de trânsito da cidade que, na contramão da excelente administração de ACM Neto, insiste em ignorar a importância da presença física, diária, de agentes em certos locais.

Trânsito insolúvel (II)
É por essas e outras que fico cético quando ouço nas rádios e vejo nos jornais os anúncios de novas vias para a cidade, tanto por parte da prefeitura como da parte do governo estadual.
Linha Azul e outras jamais resolverão o caos no Centro, enquanto a Transalvador ignorar, burramente, que a presença física dos agentes é essencial. Ponto final. E veremos...

Nenhum comentário: