terça-feira, 31 de março de 2015

Números


         A Polícia de Feira de Santana comemora a redução do número de homicídios na cidade neste primeiro trimestre do ano, fruto do intenso trabalho preventivo que vem fazendo. Já no resto do Estado a coisa vai de mal a pior. Somente nestes 90 dias de 2015 já se contabiliza cerca de 60 caixas eletrônicos detonados pelos bandidos. Da espantosa média de 1,5 por dia. Os alvos preferidos dos ladrões são equipamentos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Bancos oficiais, mas o governo finge que não vê. Estranho. Muito estranho.

Correios
         Os funcionários públicos federais, em sua maioria, ajudaram a eleger Lula e Dilma. Agora vivem reclamando. A bola da vez são os Correios, porque o governo vai confiscar cerca de 25% dos salários dos seus eleit, digo, funcionários, para tapar o rombo na estatal.

Lagoa Grande
         O governo do Estado anuncia que concluiu as obras de revitalização da Lagoa Grande, situada às margens da avenida Eduardo Fróes da Motta (contorno), e avisa que iniciará obras de urbanização da mesma. O problema é que a lagoa abriga um pequeno sistema ecológico, com aves, peixes, jacarés, e outros animais silvestres que vivem na lagoa. A ideia que os “gênios” do governo tem de urbanizar, inclui a retirada das taboas e golfos da lagoa onde justamente se abrigam os animais. Se forem retiradas, despejados das suas “casas” os animais viram presas fáceis para seus predadores, principalmente o bicho homem. E sem animais a lagoa vira apenas uma poça de água suja.

Mais uma birutagem
         Donos de estabelecimentos comerciais costumam oferecer pequenos serviços extras com o objetivo de atrair mais clientes, e lucrar com o aumento das vendas. Investe no serviço mas lucra na quantidade de vendas. É o caso de empacotadores de compras em supermercados ou entregas em domicílio. Aqui em Feira tem uma loja que vende lubrificantes automotivos e oferece o serviço de troca de óleo gratuitamente. São serviços opcionais para atrair clientes. Mas os vereadores, de forma demagógica, fazendo festa com o dinheiro alheio, os transformam em leis e os tornam obrigatórios, como no caso dos empacotadores. Agora estão criando uma lei que obriga os postos de combustíveis a fornecer calibragem de pneus gratuitamente. Alguns postos oferecem o serviço, mas por opção do proprietário do posto, e não por força de lei. Lugar de calibrar pneus é em borracharias. E querem saber? Não me causa dano algum empacotar as minhas compras.

O “legado da Copa”

         E os pepinos que nos foram “legados” pela realização da Copa do Mundo no Brasil continuam aparecendo. Além da roubalheira na construção desnecessária de alguns estádios, verdadeiros “elefantes brancos” agora abandonados e deteriorando-se como os do Amazonas e do Mato Grosso, agora é a vez da Fonte Nova criar problemas. Um contrato esdrúxulo assinado entre o governo do Estado e a empresa que gere o estádio, contém uma cláusula que proíbe o Bahia de usar outra praça esportiva sem que seja absolutamente necessário. Saliente-se que o tal contrato, verdadeira aberração, foi firmado sem que a diretoria do clube, principal interessado, fosse ouvida. Agora, por não aceitar as imposições da empresa para renovar o contrato para utilização da praça, o clube está sendo ameaçado de ser proibido pelo governo de mandar seus jogos em Pituaçu. Nestes momentos é sempre bom lembrar que o principal rival do Bahia, o Vitória, tem um estádio próprio porque um governador resolveu lhe presentear para agradar sogro, torcedor e conselheiro do clube. Tudo isso com dinheiro público. Triste Bahia (sem trocadilho). 

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*__*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*__*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_
Por hoje é só que agora eu vou ali trocar o óleo 

Nenhum comentário: