segunda-feira, 16 de março de 2015

Tolices e recados

César Oliveira
1-Alguns perguntam, postando uma foto do protesto: onde estão os negros? O direito de protesto, ao que se sabe, não foi privatizado por raças, nem sua legitimidade depende da cor da pele. É apenas um sofisma

2- Foi dos riquinhos e branquinhos: esta é outra asneira rancorosa, invejosa, despeitada e totalitária, de quem arrota democracia, mas desde que a democracia atenda seus interesses, sirva aos seus propósitos . De quem não compreende que uma sociedade tem componentes diversos e todos tem o legítimo direito de voz. Ou tem uma visão tão enviesada que acha que o Brasil tem 2 milhões de ricos nas ruas.

3- Foram eleitores de Aécio: foi o que disse o Ministro Rosseto, como se o eleitor de Aécio ( mais de 40 milhões de brasileiros) fossem seres sem caráter, sem direitos, sem escolhas, sem discernimento, que não seguiram a escolha dos iluminados e por isso são elementos de segunda classe. Caberia mais respeito e menos arrogância com o cidadão brasileiro independente de quem ele vote.

4- Foi a direita: como se inflação, luz, água, juros, recessão, frete, desemprego, corrupção, tivessem filiação ideológica. A verdade é que o PT e o governo não conseguem fazer uma autocritica, como, aliás, disseram Martha Coxinha Suplicy e o Senador Walter Coxinha Pinheiro.

5- Foi gente sem consciência: independente de afinidade ideológica a primeira coisa que é preciso reconhecer numa democracia é o direito do cidadão de reclamar. Tanto as manifestações da sexta, a favor de Dilma, quanto as de domingo, contra Dilma, são absolutamente legitimas.Tentar desmerecer quem as faz ( desde que não viole os limites legais) demonstra apenas a rasura da compreensão de cidadania.
O que o governo, mas não só ele, os políticos do Congresso, também, precisam é reconhecer a extensão e os significado que tem um movimento deste porte que nasceu e consagrou-se espontaneamente, de forma ordeira, e sem lideranças politicas. O povo precisa de respostas. Cabe aos políticos a responsabilidade pelos desdobramentos...

Nenhum comentário: