quarta-feira, 18 de março de 2015

Coluna

Nossa Senhôra!
“Um amigo, nome de grande projeção nos meios da Comunicação do meu meio e até no resto do Brasil, disse-me, há dias, que, em certa ocasião, repudiou com toda a veemência uma ordem recebida da Direção Central da TV Globo, que mandara que ele pronunciasse /senhôra/ e não /senhóra/ (com o o completamente aberto!), como ele habitualmente fazia. Disse-me isto com a indignação dos ‘justos’ e eu não pude fazer-lhe frente senão com o argumento com que iniciei esta já longa exposição: devemos ser menos provincianos. O que me dizem os senhores a respeito”?
Rui L. Santos
Resposta: Senhôra, com o fechado, é a pronúncia normal portuguesa. O o aberto é dialectal; o Prof. Vitorino Nemésio, que era açoriano da ilha Terceira, pronunciava assim, talvez por isso. Está em cada um procurar a prosódia mais corrente, que é muitas vezes a mais correta.
F. V. Peixoto da Fonseca: 05/12/1997
         Encontrei o texto acima em um site enquanto procurava entender porque algumas pessoas, inclusive da imprensa, estão usando esta forma arcaica e em desuso há décadas, de pronunciar o feminino de Senhor. Então vejam: A Globo manda, seus funcionários obedecem nem todos, pelo que depreendi do texto), e todo mundo acha bacana e começa a usar. Comigo não, violão. Não me deixo colonizar física ou mentalmente. Falo do jeito que aprendi e gosto, e quem me vier com boçalidades do tipo só receberá de mim desprezo pela idiotice. Valei-me Nossa Senhora!

Por falar nisso...
         Tem coleguinha que tem verdadeiros orgasmos quando, na presença de Dilma, enchem a boca e pronunciam “presidenta”. Eu soube que ela usou o poder presidencial para decretar que “presidenta” é o feminino de presidente, e não mais um tratamento comum de dois como rezam os livros de gramática da língua portuguesa. Pra mim pouco importa. Não reconheço nela autoridade para ditar normas na nossa língua, vez que é uma ignorante que não se sabe sequer se cursou o ensino médio, quanto mais ter diploma de doutora em língua portuguesa. Tivesse eu o desprazer de estar na sua presença, e a tratasse, como se deve, como presidente, e ela achasse ruim, creio que a entrevista terminaria por ali, porque me reservo o direito de falar corretamente, independente dos caprichos e beicinhos de quem quer que seja, mesmo os de uma “presid’anta”.

Dinamite
Alex Ferraz se diz “pasmo diante da facilidade com que bandidos roubaram 14 toneladas de dinamite. O caminhão que transportava a carga, estava sem escolta. É de se perguntar: como pode ser possível comprar, roubar, transportar tamanha quantidade de explosivos, sem qualquer vigilância? – Questiona ele.  Na verdade, isso mostra que existe um grande esquema por trás dos caixas explodidos, e com a conivência sabe-se lá de quem” – completa. Eu tenho mais questionamentos acerca do assunto: a) Por que uma instituição poderosa como a Febraban não se manifesta publicamente e exige do governo medidas imediatas e efetivas para conter os ladrões? b) Por que a maioria dos caixas eletrônicos explodidos pertence a bancos oficiais como Brasil e Caixa Econômica?

PMDB
         A reforma ministerial anunciada por Dilma Roussef objetiva, entre outras coisas, abrir mais espaços para o PMDB no governo. É isso aí. Cada onda de protestos, cada crise no governo, aumenta a capacidade do PMDB exercer sua prostituição junto ao poder.
Pombos
         Explicava a médica sobre as doenças transmitidas pelos pombos, inclusive pelas fezes. Sem muitos predadores na cidade, os pombos se multiplicam rapidamente e fazem muita sujeira, o que é sinônimo de doença. Entre as soluções apontadas, a nada brilhante ideia de dar anticoncepcionais aos pombos. Como não se pode pegar cada bicho e colocar o anticoncepcional no seu bico, misturado na água ou na comida, acabaria por atingir outras espécies de aves. Seria mais fácil colocar fraldas nos pombos, ora pombas!

Ensaio de Verão

        
Tem início nesta quinta-feira (19) a terceira edição do Projeto Ensaio de Verão de Lucien Junior. Desta feita o fole vai roncar na Pizzaria A Mistura, localizada na avenida Andaraí, bairro Jardim Cruzeiro. O forró vai começar às 19 horas em ponto e encerra-se, impreterivelmente, às 22 horas, em r espeito a lei do silêncio. O projeto vai acontecer até o dia 9 de abril, sempre às quintas-feiras, neste mesmo local e horário.

Nenhum comentário: