quarta-feira, 8 de abril de 2020

Protetores faciais fabricados na Uefs são entregues gratuitamente a profissionais de saúde

Os profissionais de saúde que atuam no atendimento a população, no enfrentamento a Covid-19 no município, estão sendo contemplados com protetores faciais fabricados na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Considerado o mais eficiente EPI (Equipamento de Proteção Individual) para os profissionais de saúde que atuam durante a pandemia do coronavírus, os protetores já foram entregues gratuitamente a profissionais do SAMU, Vigilância Epidemiológica, UPA da Queimadinha, além do Hospital Geral Clériston Andrade e Departamento de Polícia Técnica. 

O protetor facial funciona como uma barreira mecânica, evitando que gotículas possam atingir boca, nariz e olhos dos profissionais de saúde. O prefeito Colbert Martins Filho, médico por formação, ressalta a importância deste equipamento para a proteção dos funcionários de saúde. "Oferece uma proteção muito maior do que somente a máscara. E fico feliz em saber que Feira de Santana é destaque nacional neste tipo de produção, e que neste momento o produto está sendo distribuído gratuitamente para os profissionais que trabalham para atender a população nesse momento tão delicado", salientou.  
O coordenador do trabalho de fabricação, Jeidson Marques, explica que professores, estudantes e voluntários se dedicam á mão de obra. A fabricação acontece em um laboratório 3D, no prédio da reitoria. Com quatro impressoras 3D, com capacidade de produzir 4 protetores faciais por minuto, Feira de Santana tem atualmente o maior polo de produção do norte/nordeste do país, conforme observa o professor. 
As quatro impressoras funcionam quase 24h na produçao dos protetores faciais. "Diariamente são cerca de 40 peças e temos o potencial de triplicarmos isso em poucos dias", afirmou. Na linha de produção são utilizados filamento de plástico e folha de acetato, que formam o visor, e acrescentado um elástico.

Nenhum comentário: