sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Aniversário da Princesa


              Prosseguindo com nossa série de publicações comemorativas do Aniversário de Feira de Santana, que ocorrerá no próximo dia 18, hoje falamos dos dos dois maiores e únicos clubes de futebol profissional da cidade.
Os dois maiores e únicos clubes de futebol profissional de Feira de Santana, são o Fluminense e o Bahia de Feira. Apesar  de ser mais antigo, o Bahia de Feira tem apenas um campeonato Baiano, e o Fluminense, mais jovem, tem dois. O Fluminense viveu uma fase áurea até a década de 70, e entrou em decadência, enquanto seu grande rival, vive atualmente uma fase  de ascensão. O maior clássico do futebol do interior baiano já deu muitas alegrias e tristezas para os seus apaixonados torcedores, e rendeu muitas estórias curiosas e cômicas, que contaremos em outras oportunidades. Por hora, vamos conhecer um pouco da história de cada um.


O Touro do Sertão e o Tremendão
O Fluminense de Feira, apelidado de Touro do Sertão, foi fundado no dia 1 de janeiro de 1941, por um grupo de jovens feirenses que eram torcedores do Fluminense do Rio de Janeiro, mantendo as cores do homônimo carioca. Foi campeão amador em 1947, 1949, 1950 e 1953, profissionalizando-se em 1954, quando aconteceu o primeiro grande passo na história do clube. Convidado pela Federação Baiana de Futebol, o Fluminense de Feira se tornou profissional e, em 6 de junho do mesmo ano, empatou com o Vitória na Fonte Nova por 1 X 1 em sua estreia. O gol da equipe foi marcado por Alfredo. Este clube foi o primeiro do interior a disputar o Campeonato Baiano, com apenas dois anos no futebol profissional, em 1956, conquistou seu primeiro vice-campeonato baiano.
No ano de 1963, se tornaria, pela primeira vez, Campeão Baiano de futebol, conquistando o título em cima do Bahia. Essa história seria novamente escrita em 1969, quando, num campeonato por pontos corridos, sagrou-se campeão com algumas rodadas de antecipação, ao vencer o Vitória na Fonte Nova por 1 X 0.
O Clube disputou diversos torneios regionais e nacionais, e foi Vice Campeão da Série C do Brasileirão. Depois de 1969 o time passou por muitos altos e baixos, acabou entrando em decadência. Infelizmente, hoje se arrasta no campeonato estadual, única competição que ainda disputa. Essa condição se deve a sucessivas más administrações e à ação de aproveitadores e aventureiros que ainda tentam usar o clube politicamente, apesar do pouco prestígio que ainda tem.
Melhor sorte teve o seu grande Rival, o Bahia de Feira, que não conquistou títulos importantes durante a fase áurea do Fluminense. O Bahia de Feira, apelidado de Tremendão, foi fundado em 2 de julho de 1937. Originalmente, o clube se chamava apenas Associação Desportiva Bahia. Em 1969 passou a se chamar Feira Esporte Clube com um uniforme listrado em amarelo e vermelho. O Feira Esporte Clube durou apenas três anos e acabou em 1972 voltando a se chamar Associação Desportiva Bahia, mas desta vez com o "de Feira" no nome e com o retorno das cores originais, o clube, porém, só retornou a elite em 1983. Em 2009, com uma nova direção, foi campeão da segunda divisão e conseguiu chegar às semifinais da elite no ano seguinte, chegando a vencer a dupla Ba-Vi. Em 2011, o sucesso foi ainda maior: o clube conquistou o título de Campeão baiano pela primeira vez, ao vencer o Vitória, dentro do estádio do adversário. Em 10 de julho de 2018, o clube inaugurou o Estádio Professor Jodilton Souza e o Centro de Treinamento Arena Cajueiro, inclusive o time atuou nesse estádio durante o Campeonato Baiano de 2019 e 2020. (Com informações da Wickpedia)


Nenhum comentário: