domingo, 4 de julho de 2021

Vale a pena casar-se, sabia?

Estudos, embora não atualizados, indicam que as pessoas solteiras tendem a falecer bem antes daquelas que são casadas. Conforme dados estatísticos  de empresas de seguros a taxa de mortalidade para homens  casados  de 25 a 34 anos é de 1,5 por 1.000. Para os solteiros a taxa é superior 3,5 por 1.000 e essa taxa vai aumentando na medida que o homem envelhece. Entre as mulheres o índice de mortalidade para as solteiras é quase o dobro do das casadas.  Desse modo conclui-se que “casar é um bom negócio!”.

 Quem foi Poncio Pilatos?

Até hoje persiste a incógnita: quem foi Poncio Pilatos? A história relata que ele foi o homem a quem coube julgar Jesus Cristo e, mesmo considerando-o inocente ao dizer: “Não vejo neste homem crime algum”, permitiu a morte do Messias no calvário. Procurador (governador) da Judeia, Pilatos permanece desconhecido, nenhum busto de mármore registrou suas feições, como era comum na época, tampouco teve seu perfil cunhado em uma moeda. Ele é imaginado por historiadores, como um romano de tez morena, boa estatura, educado, rosto simpático e barbeado. Era de origem plebeia, casado com Procla e acredita-se que ele teria sido militar antes de nomeado procurador da Judeia. Em relação ao nome PONCIO, duas são as hipóteses, com base no Latim: homem armado com dardo (PILUM), ou calvo (PILUS). Em 1961 arqueólogos italianos escavando as ruinas de Cesaréia, desenterram uma placa de pedra com os nomes do Imperador Tibério e de Pôncio Pilatos, única prova  da sua existência. Pilatos marcado por uma vida de infelicidades teria praticado o suicídio por volta do ano 36 DC.

Hibernação e estivação - a fuga

No inverno, fugindo da neve e do frio, alguns animais, a exemplo dos ursos, jacarés, alguns peixes de água doce, rãs e sapos, dentre outros hibernam, o que significa uma fuga do frio, só retornando à vida normal com a chegada do verão. No verão verifica-se a estivação,          quando muitos animais desaparecem dos locais onde vivem, exatamente ao contrário, fugindo do calor. Isso ocorre em países da Europa, Estados Unidos e outros, onde o inverno é muito rigoroso e as estações do ano são bem definidas. No Brasil com a predominância do verão (clima tropical) esse problema praticamente não existe, a não ser quando há uma longa estiagem, notadamente no Norte/Nordeste que prejudica a flora e a fauna de uma forma geral.

A Fabulosa Disneylândia

Em 1937 Walt Disney gastou1.500.000 dólares para  fazer Branca de Neve, o primeiro desenho animado de longa metragem, obtendo um lucro bruto de oito milhões de dólares. Os estúdios de Disney cresceram demasiadamente chegando a ter 1.500 empregados e uma dívida de cinco milhões de dólares e só em 17 de junho de 1955 quando inaugurou a  Disneylândia foi que Walt e seu irmão Roy, começaram  a ganhar dinheiro. Walt Disney, o gênio criador da Disneylândia faleceu em 15 de dezembro de 1966.

 

Minoica - uma civilização desaparecida

No final do século XV Antes de Cristo (A.C), no auge do seu poderio, despareceu, subitamente, a civilização minoica, que floresceu nos férteis vales de Creta, na Grécia. Estudiosos atribuem o fato a uma explosão de proporções gigantescas de um vulcão na ilha Stronghyli (Santorini).  A civilização minoica era extremamente evoluída. Há 1.400 anos A.C eles tinham um escrita bastante complexa, praticavam vários esportes como boxe, luta livre e tourada, dispunham de vasos sanitários com descarga, tinham um sistema de ar condicionado e uma brilhante frota de navios comerciais. A erupção de Santorini, liberando o equivalente a explosão simultânea de centenas de bombas de hidrogênio teria destruído “a raça de homens mais formosa e nobre que existiu”.

 Rato - mais destruidor que o homem

A exceção do homem, o rato é, provavelmente, o animal mais astuto, mais destruidor e adaptável do planeta. Com notável instinto de sobrevivência, esse pequeno roedor está em todas as partes da Terra.  Desde as áreas geladas do Ártico ao deserto de sol ardente. Além de ter mais resistência que o homem é uma ameaça para ele, devido às doenças que transmite e que, na opinião de especialistas talvez já tenham provocado mais vitimas do que as guerras até hoje ocorridas.  São mais de 550 tipos de ratos, a maioria vive nas florestas, mas muitos deles migraram para as zonas urbanas onde continuam vivendo, apesar da guerra declarada pelo homem. Conforme estudos, em condições ideais um casal de ratos pode produzir em três anos 350 milhões de descendentes. Cada ninhada tem em média de cinco a 10 filhotes, mas há casos de até 17 filhotes.

 

Bach –o maior dos compositores

O alemão Johann Sebastian Bach, um os mais importantes compositores clássicos, nasceu em Eisenach em 1685 e faleceu em 1750 em Leipizg, depois de uma vida difícil que nunca o afastou da Fé. Começou aos 14 anos como cantor e organista da igreja de Luxemburgo e produziu centenas de peças musicais, a maioria destruída.  Todavia “A Paixão Segundo São Mateus” tornou-o imortal. Era, conforme desenhos da época, um homem pesado, de rosto com expressão amargurada, como foi sua vida. Órfão aos 10 anos, Bach louvava a Deus apesar do sofrimento. Em vida não obteve reconhecimento como músico, o que só iria acontecer 100 anos depois, quando o jovem judeu de 20 anos, Felix Mendelssohn, regeu pela primeira vez “A Paixão Segundo São Mateus” que sob sua direção havia sido um fracasso. Bach teve 20 filhos, 11 dos quais morreram na infância. Faleceu cego, depois de duas cirurgias feitas por um oculista inglês. Em julho de 1750, Bach milagrosamente voltou a enxergar quando produziu “Diante de Teu Trono, ó Senhor eu Chego!” falecendo dez dias após, aos 65 anos de idade!

Confúcio - o bem acima de tudo

Considerado um dos maiores mestres da humanidade, Confúcio, viveu na China mais de 500 anos antes do nascimento de Jesus Cristo. Tinha pouco interesse por religião e pela possibilidade de vida eterna, mas preocupava-se muito com ser bom. “Não faças aos outros o que não desejarias que te fizessem”, uma das máximas de Confúcio, denota uma profunda semelhança com o que professou o Mestre Jesus, de tal modo que, embora sem ter sido líder religioso, era visto com tal na antiga China. Pelo modo de vida e pelos ensinamentos que propagou, estava 2.000 anos à frente da sua época.  

 

Nenhum comentário: