sábado, 6 de agosto de 2022

 


* Lidas da vida*

  O Sentir e o Pensar - A Emoção e a Razão

  O Coração e o Cérebro. 

Escolha a dupla que melhor aprouver e se abandone ao que der e vier. O espaço temporal onde a escolhida se abriga é muito breve.

Ao início, por não dominarmos a linguagem, nossas reações e procedimentos estão atrelados a emotivos sentimentos, por desconhecermos o que, de fato, representam. Ainda não sabíamos exercitar o raciocínio, cujo aprendizado acontece, em parte, por tentativas, erros e acertos. 

Ao imergimos no mundo mágico das palavras e seus significados, aumentamos de forma exponencial nossa capacidade de dominar as emoções, emoções que quando descontroladas nos induzem, vezes muitas, a etéreas situações, inalcançáveis. Mesmo assim, volta e meia, deixamo-nos enlevar (ou enganar?), apesar de sabermos não terem sido as tristezas inventadas para causar dor nem sofrimento, sendo parte integrante da própria vida. 

É quando em ação, entra a razão. 

Há de se ter em conta, é verdade, não acontecer da mesma forma e na mesma intensidade em cada um de nós, tal evolução. O alcance da realidade, sempre será função do maior ou menor domínio da linguagem, em suas múltiplas e facetadas formas. Quanto mais enriquecida a mesma, maior será a capacidade de decodificar sentimentos ou emoções – personagens do campo oposto – reiterados em apontar caminhos diversos daqueles por onde transita o juízo perfeito. 

Em suma, pois, o sentir e o pensar – lidas da vida – na infância podem ser representados por coração descomunal associado a minúsculo cérebro. Tal descompasso, com o avançar da existência – quando bem vivida – modifica-se, pois, sendo abastecidos pelo estudo e/ou pela experiência, compreendemos ser inversa a relação de proporcionalidade entre ambos. 

Em lá chegando, momento sublime, convertemo-nos em senhores de nós mesmos.

Hugo A. de Bittencourt Carvalho, economista, cronista, ex-diretor das fábricas de charutos Menendez & Amerino, Suerdieck e Pimentel, vive em São Gonçalo dos Campos – BA.

 [email protected]

http://livrodoscharutos.blogspot.com

 

 

Nenhum comentário: