terça-feira, 23 de agosto de 2022

Jesus teve irmãos?

 

Perguntar é uma forma de aprender o que não se sabe. Quantos “por quês?” faz uma criança? É assim que ela aprende, se situa, conhece o mundo e as pessoas. Fazer indagações é uma arte mais de mestres do que de discípulos. Perguntar é, também, uma forma de obrigar o outro a pensar. Era isso que Jesus esperava das pessoas quando fazia perguntas.

JESUS, durante sua vida, fez 217 perguntas diferentes, registradas pelos evangelistas. Quantas outras Ele deve ter feito nos encontros com o povo! As perguntas de Jesus são para todas as pessoas, de todos os tempos, inclusive, para nós. Jesus quer continuar a inquietar quem dele se aproxima. As perguntas de Jesus nos obrigam a olharmos para nós próprios, para os outros e para a situação da sociedade. Por isso, não é possível ficarmos indiferentes diante delas.

JESUS, certo dia, perguntou: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos”? E estendendo a mão para os discípulos disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mt 12,49-50). Com essas palavras, Jesus declara que sua verdadeira família está muito além dos vínculos sanguíneos. (O fato de Jesus não mencionar seu pai José, indica que ele já tinha morrido).

IRMÃOS, na Bíblia, são, todos os parentes próximos, particularmente, os primos. A pergunta de Jesus – “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” – não é um desprezo à sua mãe biológica nem a seus parentes. Ele apenas quer revelar que, além da família de sangue, tem outra família, a que faz a vontade do seu e nosso Pai celeste. Essa família é formada por todos os seguidores de Jesus.

A PROPOSTA de Jesus é formar uma família de pessoas que se identificam com Ele, que se comprometem seguir seus ensinamentos e continuar sua missão no mundo. Com isso, Ele não põe em questão o valor e a grandeza da família sanguínea. O Mestre, alargou o conceito de família para além das pessoas unidas pelos laços de sangue. Jesus mostra que a nova e grande família dos filhos de Deus supera a família sanguínea tradicional.

PORTANTO, o sonho de Jesus, é formar da humanidade toda, uma grande família, tendo um único Pai, do qual veio a vida e vem todo bem. Para integrar a família de Jesus, basta participar do seu projeto de vida. A vida cristã consiste em ouvir Jesus, agir como Ele ensina e fazer a vontade de Deus. É isso que pedimos na oração do Pai Nosso: “Seja feita a vossa vontade”.

 

Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

[email protected]

Nenhum comentário: