terça-feira, 30 de agosto de 2022

É preciso ler sempre

A tempestade é capaz de derrubar florestas, árvores e flores, mas é incapaz de danificar sementes. No rastro dos tufões apenas sobram ruínas. Mas, a desolação não é definitiva. Sob as galharias destroçadas, estão as sementes e elas acabam por brotar mais fortes que a tempestade. Se a semente for plantada, um dia brotará.

AS SEMENTES representam as convicções mais profundas dentro de nós. E essas, estão a salvo de qualquer tempestade, de qualquer golpe rude desfechado contra nós. Elas estão acima das tragédias. Sobrepondo-se a tudo, a semente tem o segredo do futuro. Ela é plantada agora, para florescer e frutificar amanhã. Saint-Exupery dizia: “A única vitória da qual não se pode duvidar é a que reside no poder da semente”. Apostar na semente é apostar na vitória.

A HISTÓRIA da semente é a história da Feira do Livro, em Feira de Santana. Aqui, há quinze anos, foi lançada por diversas instituições, a semente da Feira do Livro. Ela caiu em terra boa, germinou, cresceu rapidamente e hoje, com objetivos mais abrangentes, chama-se Festival Literário e Cultural de Feira de Santana – FLIFS. Mais: ganhou o status de Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado da Bahia.

 A FLIFS, que este ano tem como tema: “De volta à praça”, pretende destacar a importância de escritores, artistas, da leitura, popularizar o livro, fomentar a formação de leitores e oportunizar uma visão mais ampla da sociedade. E assim, possibilitar o acesso de pessoas, de diversas esferas sociais, ao universo literário e das realizações culturais, tais como: rodas de conversas, oficinas, contações de histórias, shows diversos.... É um evento para todos.

 É PRECISO ler sempre. Hoje, temos dificuldade de formar leitores, porque é mais fácil navegar nas redes sociais. Mas, se queremos que os filhos leiam, os pais devem ter o hábito da leitura. Se queremos que os alunos leiam, os professores demonstrem conhecimentos novos e críticos a partir da leitura. Portanto, a leitura deve ser incentivada na família e na escola. Não como uma obrigação impositiva dos pais para os filhos e dos professores para os alunos, mas como um incentivo prazeroso. Ler deve ser um prazer!

 NESTA semana, milhares de livros estão disponíveis na Feira do Livro, oferecendo maravilhosos tesouros. Assim como vamos às feiras de frutas e hortaliças, busquemos, na Praça Padre Ovídio, sacolas e cestos de livros. “Bendito aquele que semeia livros, à mão cheia e manda o povo pensar” (Castro Alves), “Um país se faz com homens e livros” (Monteiro Lobato).

 

 Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

[email protected]

Nenhum comentário: