domingo, 28 de agosto de 2022

Dia Nacional do Voluntariado! Pessoas que ajudam os outros acabam se ajudando também


O coração do brasileiro é imenso e muitas das histórias que contamos aqui no Só Notícia Boa diariamente comprovam isso. E nós antecipamos as comemorações do Dia Nacional do Voluntariado, em 28 de agosto (domingo agora) para mostrar histórias de pessoas que descobriram nessa prática um benefício incrível que volta pra gente, ao ajudar o próximo.

Uma delas é a dona Helena Orsini Nunes de Lima, de 102 anos. Até hoje, ela se dedica a tricotar e produzir gorros de lã para os pacientes do hospital Baleia, em Minas Gerais.. Ela conta que faz isso para aquecer as pessoas e minimizar a dor e o sofrimento delas.

Dona Helena diz que tem uma missão de não deixar estas pessoas doentes sentirem frio e busca, através desta ação, levar amor, acariciar e confortar pessoas acamadas em horas tão difíceis. Como uma boa católica, ela diz que “é dando que se recebe a graça divina”.

Contadora de histórias

Outro exemplo lindo é a Janine Dia Mariano, que é voluntária da brinquedoteca do Hospital da Baleia. Há cinco anos ela faz o trabalho de contar histórias, oficinas de brincadeiras e teatro, na instituição.

“Conheci o Baleia quando fiquei com o meu sobrinho que fazia tratamento contra a leucemia. Desde então, tenho me dedicado as crianças da Pediatria lendo, brincando e criando oficinas para eles. É um presente muito grande quando chego e sou recebida com um sorriso e um abraço de cada criança”, conta Janine.

O hospital onde elas ajudam pessoas tem promovido a saúde através do voluntariado e o benefício é duplo: ganha quem recebe ajuda e, principalmente, quem se oferece para ajudar.

Hoje são mais de 150 voluntários atuando na instituição, doando amor, carinho e tempo para os pacientes que mais precisam de atenção. Todo o trabalho é sempre pautado em realizar um atendimento cuidadoso e sensível. Lindo, não é?

Trabalho voluntário e a saúde pessoal

Estatisticamente já se comprovou que o voluntariado contribui não só para o acréscimo de bem-estar, como também a diminuição de sintomas depressivos e melhora da qualidade de vida.

Alguns estudos destacam, inclusive, o trabalho voluntário como estratégia de promoção de saúde, principalmente para a população idosa. E o mais bacana é que o Brasil está entre os países com mais adesão aos trabalhos sociais!

Esse é um dado da pesquisa World Giving Index, da Charities Aid Foundation. A instituição criou um Ranking Global de Solidariedade, que contém 114 nações e o Brasil aparece na 54ª colocação.

Este é nosso melhor desempenho até aqui e se iguala aos números de 2016, quando a população brasileira se mobilizou de forma inédita para ajudar familiares de vítimas do rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais.

Incentivando a boa ação

Para a instituição, criar um espaço para atuação do voluntariado fez toda diferença para os pacientes que estão em tratamento no hospital.

Para os mais de 260 mil atendimentos realizados por ano, nas mais de 30 especialidades médicas, eles realizam atividades como contação de histórias, interações musicais e teatrais, palhaçaria, organizam bingos para os pacientes, prestam serviço na brinquedoteca, entregam lanches, kits de higiene e realizam ações em datas comemorativas, como Dia das Crianças, Outubro Rosa, Novembro Azul e Natal.

“Temos também grupos religiosos que ofertam apoio espiritual para pacientes e familiares. Eventos de beleza e bem estar também são organizados para elevar a autoestima dos pacientes, como cuidados com cabelo, unhas, pele, entre outros procedimentos de higiene pessoal”, completou, a responsável pelo voluntariado do Hospital da Baleia, Maria Conceição Almeida.

Para ela, atualmente, tempo é uma das coisas mais preciosas que temos e doá-lo em benefício do próximo é a expressão máxima de solidariedade com o semelhante.

Seja um voluntário

Para tornar-se um(a) voluntário(a) e fazer parte da Rede de Amigos do Baleia é preciso atender a alguns critérios como:

  • Ter idade mínima de 18 anos
  • Ser estudante, com idade entre 16 e 18 anos, vinculado a projetos sócio-educativos de Instituições de Ensino e ter autorização dos pais ou responsáveis
  • Apresentar boas condições de saúde física e emocional
  • Ter disponibilidade mínima de 2 horas semanais para atuação voluntária
  • Apresentar cartão de vacina e atestado de bons antecedentes

Interessados podem entrar em contato com a instituição pelo telefone (31) 3489-1653 ou e-mail [email protected].

O programa de voluntariado do Hospital da Baleia existe desde 1982 quando foi fundada a Rede de Amigos do Hospital da Baleia, que capta recursos por meio de diversos canais e parcerias com a iniciativa privada.

Desde 1987, a instituição atende por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) – uma das primeiras de Belo Horizonte a estabelecer parceria com o poder público.

E se você não está em Minas Gerais, também pode buscar uma associação na sua cidade! Vamos celebrar o Dia Nacional do Voluntariado fazendo o que mais amamos: solidariedade! O importante é sempre fazer o bem!

Informações: SNB

Nenhum comentário: