segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Ultrassom no celular: grávidas poderão assistir crescimento do feto

As grávidas poderão acessar o aplicativo e acompanhar o crescimento do bebê – Foto: Pixabay


Imagina acompanhar um ultrassom no celular? Sim, será possível! As futuras mamães poderão acompanhar o crescimento dos filhos antes mesmo de eles nascerem. Um grupo de engenheiros desenvolveu uma tecnologia que permite acompanhar o desenvolvimento do feto através do telefone celular.

Os responsáveis são do Institute of Technology (MIT), em Massachusetts, nos Estados Unidos. A tecnologia funciona com a ligação entre um pequeno adesivo e um aplicativo móvel.

A tecnologia que está sendo desenvolvida faz a captura de imagens contínuas. Ela usa a inteligência artificial para que esses registros sejam enviados para a pessoa responsável.

Tecnologia inovadora

O adesivo tem o tamanho de um selo postal e permitirá que mulheres gestantes acompanhem o crescimento do bebê por ultrassom durante 48 horas.

Os dispositivos têm cerca de 3 milímetros de espessura e os cientistas esperam que eles sejam disponibilizados em lojas e farmácias dos Estados Unidos em breve.

O professor de engenharia mecânica da universidade, Xuanhe Zhao, é um dos idealizadores do projeto, e sugere que a tecnologia seja utilizada uma vez por semana, por motivos de segurança.

“Nós idealizamos que os adesivos possam ser usados em várias partes do corpo. Acreditamos que chegamos a uma nova era de dispositivos vestíveis de imagem que permitirão uma visualização interna dos nossos órgãos”, explica o professor, em entrevista ao jornal Daily Mail.

Resultados positivos

Os adesivos foram testados e os resultados foram publicados na revista científica Science, uma das mais prestigiadas do mundo.

As testagens contaram com 15 voluntários, que usaram os adesivos em várias partes do corpo, como pescoço, peitoral, abdômen e nos braços, por 48 horas. Durante esse período, eles realizaram uma série de atividades, como pedalar e levantar pesos.

O monitoramento mostra alterações no coração e nos músculos enquanto o indivíduo faz exercícios físicos e inchaço abdominal durante a alimentação.

Outras formas de uso

Os dispositivos também poderão ser usados em pacientes com suspeita ou diagnosticados com câncer, para monitorar tumores e agilizar o diagnóstico e tratamento.

Os ultrassons disponíveis atualmente funcionam por meio da captação das frequências sonoras emitidas pelo organismo convertidas em imagem para um computador específico, necessitando de fios.

Os cientistas norte-americanos agora trabalham para disponibilizar a tecnologia sem fio desse dispositivo.

SNB - Com informações de Banda B 

Nenhum comentário: