domingo, 14 de agosto de 2022

Feliz Dia dos Pais

O Dia dos Pais tem menos marketing e importância do que o Dia das Mães, motivo pelo qual exijo ser tratado igual a uma...mãe, na falta de alguém mais bem tratado. Vez por outra, com os filhos longe, me pergunto se fiz as escolhas certas. Se fui capaz de defendê-los como deveria e libertá-los, como necessário.


Sou de poucas lições, que não passo de um besta diante desse mundo. Na escassez, sinalizei o que pude: não tenham o que não puderem, não devam nada a ninguém, nem gastem tudo que tem, não se deixem dominar, sejam do bem, façam o que tem de ser feito, guardem a quem amam, tenham cuidado com o que não pode ser desfeito. Não é verdade que manga com leite faz mal, mas é verdade que tirar a colher da boca e botar em uma comida com molho, faz azedar. E que há coisas monumentais : o ritmo do sol e da lua, o fluxo das marés, a estreia da primavera. E filhos.
Sei que descobrirão que viver dói- a vida, o amor, aprontam surpresas- mas o otimismo é sempre melhor que o pessimismo. Tenham fé na bondade e resistam que vale a pena. As alegrias são maiores que as dores, o bem dos amigos é maior que o mal dos inimigos, a beleza maior que a feiura, as decepções são menores do que os deslumbramentos da existência. Não fiquem só. Façam um mundo melhor, sem medo, porque o medo é a armadilha dos sonhos. Nunca se recusem a dizer algo de bom a alguém, que a gentileza é um bálsamo. Durmam oito horas por dia, estudem, leiam. Ler me guiou pelo labirinto e me deu os melhores momentos de vida. Eu nada seria sem as palavras. Nem pai.

Tenham filhos, que ter filhos, apesar de imprevisível, é o único milagre genuíno. E sejam seus cúmplices, mas sem deixar de arcar com o que lhes cabe nesse latifúndio. Conte-lhes histórias- quem sabe aquela do barquinho medroso-, ensine que o trabalho realiza, e, mais tarde, que nem todos os vinhos são iguais. Ensine-os e um dia eles dirão ao próprio filho: seu avô dizia isso. E será a senha para permanecermos juntos.
Faça com que aprendam que a primeira coisa que se diz na casa do pai é bom dia. E contemplem a vida como se fosse iluminada por mil faróis. Ela é. Sejam seus mirantes.
Por fim, um pedido, aos meus. Cuidem daqueles ipês e flamboyants que plantei em nome de vocês, lá na roça. Ao fim, sou só mais uma árvore de lá. E quando eu tiver partido-espero que não cedo demais- se puderem, vez ou outra, vão me ver. Sentem no banquinho que vou deixar. Filho, se puder toque uma música, que amo lhe ouvir. Filha, se você não errar o caminho, chegar lá, e vier uma lágrima, não se importe. Ela servirá para aquecer seu coração.
E onde estiver eu saberei que vocês fizeram de ser pai o terreno sagrado em que vale a pena pisar.

Nenhum comentário: