domingo, 21 de agosto de 2022

 


* Samba de bambas*

A crônica dos hífens

 

Para quem é versado em valsas, sambar sem nunca haver entrado numa roda de bambas, é tão complicado quanto converter em texto - palatável e atraente - frias normas impostas por decreto.

 Mesmo assim, busco inspiração – desafio autoimposto – para desfilar abraçado ao popular Hífen, no palco das letras mais conhecido por ‘Tracinho’. 

Ao ensaio, lembrando sempre: “pelo estatuto da nossa gafieira, dance a noite inteira, mas dance direito”. 

Música, maestro! 

A ‘micro-história’, a respeito do sambista ‘ultra-heróico’, porém ‘anti-higiênico’ e metido a ‘super-homem’, exigiu esforço ‘sobre-humano’ para entendê-la. 

Perceberam a ginga traçada no passo constante?

Anotem. 

Passo nº 1.

Prefixos, sambando com palavras iniciadas na letra ‘H’, abraçam-se ao hífen.

Ah! Para evitar topada, é bom não esquecer a única exceção. Caso a manobra para executar este passo, exigir esforço acima da capacidade do aprendiz, dir-se-á ‘subumana’ e não sub-humana como manda a regra. Coisas do samba. 

Sambemos, pois. 

Os ‘pré-primários’ e ‘recém-chegados’ sambistas - ‘sem-terra’ de ‘além-mar’ - antes de montarem as barracas ‘aquém-muros’ da universidade, tentaram falar com o ‘ex-presidente’, agora ‘vice-presidente’ ‘pós-graduado’ e ‘pró-reitor’, sem sucesso. 

Passo nº 2.

Os nove prefixos cima - ‘pré’, ‘recém’, ‘sem’, ‘além’, ‘aquém’, ‘ex’, ‘vice’, ‘pós’, ‘pró’ – sempre sambam abraçados ao hífen: tracinho entre os dançarinos, portanto. Sem exceções e - para facilitar a lembrança e por oportuno - anotem também ser nove os países de língua portuguesa. 

Agora, amigos chegados até aqui, atenção à cadência. 

Preocupados com a pandemia, alguns sambistas havendo ‘auto-observado’ sintomas gripais, foi-lhes prescrito em ‘contra-ataque’, o ‘anti-inflamatório’ cujo frasco encontra-se sobre o ‘micro-ondas’. 

Deu para perceber algo, comum à nova ginga? 

Passo nº 3.

Prefixos, terminados em vogal, para sambarem agarradinhos às palavras-parceiras iniciadas com a mesma vogal, sempre contarão com a presença do hífen entre eles.

Eu disse sempre? Perdoem-me, para complicar, há duas exceções.

Não se usa o tracinho quando o prefixo ‘CO’ convidar ao samba uma palavra iniciada com a vogal ‘O'. Tal é o caso de ‘coordenar e coobrigar’: os dois devem dançar separados, com cuidado para não pisarem nos pés das parceiras! 

Samba que segue. 

Dançarinos ‘hiper-ricos’, ‘super-românticos’, ‘super-resistentes’, ‘inter-raciais’, o que mais terão em comum?

Mataram a charada? 

Passo nº 4.

Em festa de bamba, não se dispensa o uso do hífen quando prefixos terminados em consoantes caiam no samba, abraçados a parceiras iniciadas com a mesma consoante. 

Agora notem, até nossos indígenas aprenderam a sambar. 

Passo nº 5

Sufixos de origem tupi-guarani – ‘açu’, ‘guaçu’, ‘mirim’ – dançam juntinhos com quem seja. Casos de ‘mogi-guaçu’, ‘araçá-mirim’ e ‘capim-açu’. 

Maestro, por favor, aumente o som! 

Nas rodas de bambas, certos sambistas exageram. Em vez de dançar agarradinhos, atracam-se, fundem-se numa só pessoa. Há que se respeitar tais exceções. Observem, por favor. 

Passo nº 6.

Prefixos, finalizados em vogal diferente da vogal inicial das palavras-parceiras não aceitam, em nenhuma hipótese, o tracinho entre eles.

Há muitos sambistas de tal naipe.

Apresento-lhes alguns: ‘aeroespacial’, ‘agroindústria’, ‘autoescola’, ‘coautor’, ‘plurianual’, ‘infraestrutura’, ‘autoimposto’, ‘contradança’. 

Antes do samba acabar, acompanhem com o olhar aqueles pares com as letras ‘R’ ou ‘S’ gravadas às costas. Também dançam colados, compasso e ginga iguais ao passo nº 6.

Então, qual o porquê de ser um passo à parte?

Prestando atenção, irão logo dar-se conta. 

A sambista de ‘minissaia’, ‘neossocialista’, ‘semirrobusta’, ‘ultrarrigorosa’ ‘antissocial’ que usa ‘antirrugas’, e por engano tomou vacina ‘antirrábica’, com seu ‘biorritmo’ alterado, num verdadeiro ‘contrassenso’ acionou o ‘infrassom’ do ‘microssistema’ da gafieira. 

Passo nº 7

Prefixos terminados em qualquer vogal, quando resolvem dançar com palavras-parceiras iniciadas nas letras ‘R’ ou ‘S’, duplicam-se estas últimas. Motivo: garantir a boa pronúncia.

 O samba acabou.

Hifenizamos a escrita, infernizamos a vida.

Samba de bambas requer treinamento. 

Eu, dançarino das letras à moda antiga, tenho pisado, involuntariamente, na parceira amiga - nossa língua pátria. Vamos ver se, a partir de agora, corrijo-me.



 

 

 

 

 

 

 

Um comentário:

Anônimo disse...

So faltava esse com certeza vai ser aprovado