terça-feira, 9 de agosto de 2022

Desafio de ser pai

Como ser pai nos dias de hoje? É na figura paterna que o filho se inspira. O pai, com seu exemplo e testemunho, está desenhando tudo na vida dos filhos. A própria imagem de Deus, que o filho terá, é inspirada na figura paterna. Mais do que pelas palavras, o pai educa pelo exemplo.

NA VIDA temos valores muito importantes e outros, são mais ou menos importantes. A figura paterna é um dos valores importantes de nossa vida, quer a enfoquemos do ponto de vista puramente humano, quer do ponto de vista da . Em que pese, hoje, as funções de pai terem deixado de ser bem definidas, como foi no passado, ele continua sendo, para os filhos, fonte de vida, sabedoria, segurança, proteção, ternura, carinho, confiança, honestidade e ética.

O PAI dá firmeza e segurança aos filhos. Ele sabe resolver os conflitos familiares. Faz cada um sentir sua importância na família e na vida. Consegue equilibrar ternura e firmeza. Ele tem clareza e visão das metas, da direção e do rumo a ser dado para a orientação dos filhos. A fé, os valores religiosos e a oração contribuem muito para que o pai seja líder na família.

O PADRE Charboneau escreveu, a seguinte mensagem aos Pais: “Só uma vez nosso filho terá três anos e estará doido para sentar em nosso colo; Só uma vez ele terá cinco anos e quererá brincar conosco; Só uma vez terá dez anos e desejará estar conosco, em nosso trabalho; Só uma vez será adolescente e verá em nós um amigo com quem conversar; Só uma vez estará na universidade e quererá trocar ideias conosco. Se  nós perdermos essas oportunidades, perderemos nosso filho para sempre e ele, não terá pai”.

O LIVRO do Eclesiástico nos indica quais são os desafios de ser pai: “Quem ama o filho não lhe poupa repreendê-lo, para poder mais tarde, alegrar-se com ele. Quem ensina o filho, colherá fruto nele e se orgulhará no meio dos familiares. Quem ensina o filho, deixará o inimigo com inveja e dele se orgulhará no meio dos amigos. Se o pai vem a morrer, é como se não morresse, pois deixa em seu lugar, alguém que lhe é semelhante”. (Eclo 30,1-5).

DEUS ABENÇOE nossos pais! Os que celebrarão seu dia junto com os filhos em volta de uma mesa farta e os que vão celebrar seu dia longe dos filhos, mas dando sua vida por eles. Deus Pai abençoe nossos pais, estejam por aqui na terra ou com Ele no céu. Parabéns a você pai!

 

Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

di.vianfs@ig.com.br

Nenhum comentário: