sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Primeiro cinema a energia solar do Brasil é inaugurado em Londrina

O primeiro cinema sustentável do Brasil funcionará de forma itinerante, pelo Paraná - Foto: divulgação

A cidade de Londrina, no Paraná, foi escolhida para receber o primeiro cinema movido a energia solar do Brasil! A estrutura será inaugurada nesta sexta-feira (19). A ideia é levar a iniciativa também para outros locais do nosso país. 

Instalado ao ar livre, o cinema sustentável é itinerante e vai apresentar, inicialmente, apenas filmes nacionais e, em sua maioria, de curta-metragem. O projeto que ainda está em aperfeiçoamento, também será aberto ao público, com distribuição de pipocas sem custo.

O CineSolar, como foi batizado, ainda ganhou um reforço de peso: o CineSolarzinho, que vai exibir filmes infantis e promover oficinas sobre práticas sustentáveis.

Cinema itinerante sustentável

O filme “Rio 2” foi o escolhido para a primeira exibição. A iniciativa funciona por meio de duas vans, chamadas de “Tupã” e “Muhara”. Os veículos são adaptados com placas fotovoltaicas que armazenam energia, garantindo até 20h de autonomia.

No total, os veículos levam 220 cadeiras e banquetas. Além disso, carregam todo o sistema de som e transmissão para exibir os filmes.

“Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga. Tudo fica acessível e as crianças adoram, conta a idealizadora do projeto, Cynthia Alario.

Diversão e aprendizado

Além de levar diversão, com filmes de diversos estilos, o cinema movido a energia solar também vai realizar um trabalho, de certa forma, educativo.

Uma das ideias principais do CineSolar é que o público entenda de forma descontraída como a luz do sol é transformada em energia solar.

Para quem está em Londrina e quer conferir esse cinema bem diferente, a exibição será a partir das 18h, na Praça Valdemir de Brito. Caso chova, o evento será realizado no interior da Vila Cultural Flapt, na Rua Lino Sachetin, 498.

O primeiro cinema de energia solar do Brasil tem apoio da Prefeitura Municipal de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Estamos indo cada vez mais longe quando o assunto é sustentabilidade e isso é um motivo muito grande para se comemorar!

SNB - Com informações de RicMais

Nenhum comentário: