quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Idosos lembram de palavras na hora, após estimulação cerebral


A Ciência avança pela qualidade de vida na terceira idade! Agora, uma equipe da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, conseguiu que idosos com comprometimento cognitivo conseguissem se lembrar de palavras imediatamente, após uma estimulação cerebral.

Segundo Masud Husain, professor de neurologia e neurociência cognitiva da Universidade de Oxford, se a terapia serve para palavras, também pode ser utilizada para uma lista de outras coisas. A pesquisa foi publicada pela revista Nature, uma das mais conceituadas do mundo na área de saúde.

Os cientistas descobriram que a estimulação cerebral melhora a memória em idosos a partir dos 65 anos. Os testes foram realizados com envio de correntes elétricas para duas partes do cérebro conhecidas por armazenar e recuperar informações. A Nature Neuroscience diz que este é o primeiro passo para o desenvolvimento de terapias no futuro.

“Houve um efeito aparentemente benéfico na recordação imediata de palavras naqueles com comprometimento cognitivo leve”, disse Tanzi, que também é diretor da unidade de pesquisa em genética e envelhecimento do Massachusetts General Hospital, em Boston.

“Esta descoberta preliminar, mas promissora, garante mais exploração do uso de abordagens bioeletrônicas para distúrbios como a doença de Alzheimer”, acrescentou.

Primeiros testes

Para Masud, a evolução da pesquisa representa o surgimento de um tratamento não invasivo para aumentar a memória de envelhecimento.

O procedimento poderia ser utilizado, por exemplo, para a realização de projetos, reunião de trabalho ou reunião familiar.

Ainda assim, o estudo “fornece evidências importantes de que estimular o cérebro com pequenas quantidades de corrente elétrica é seguro e também pode melhorar a memória”, disse o Dr. College of Medicine.

As melhorias foram mais pronunciadas nas pessoas do estudo com memórias mais fracas, que “seriam consideradas como tendo comprometimento cognitivo leve”, disse o neurocientista Rudy Tanzi, professor de neurologia da Harvard Medical School, que não esteve envolvido no estudo.

Impulsionando a mudança cerebral

Para a Ciência em um certo ponto no início da idade adulta o cérebro estava fixo, incapaz de crescer ou mudar. Hoje, já se compreende que o nosso cérebro é capaz de plasticidade – a capacidade de reorganizar sua estrutura, funções ou conexões – ao longo da vida.

A estimulação transcraniana de corrente alternada, ou tACS, tenta melhorar a funcionalidade do cérebro com um dispositivo que aplica correntes elétricas ondulatórias a áreas específicas do cérebro por meio de eletrodos no couro cabeludo.

As ondas elétricas podem imitar ou alterar a atividade das ondas cerebrais para estimular o crescimento e, com sorte, alterar a rede neural do cérebro.

Uma versão alternativa que usa campos magnéticos, chamada estimulação magnética transcraniana, ou TMS, é aprovada pela Food and Drug Administration dos EUA para tratar a depressão.

“Acredito que este é o futuro da intervenção neurológica, para ajudar a fortalecer as redes em nossos cérebros que podem estar falhando”, disse o Dr. Gayatri Devi, professor clínico de neurologia e psiquiatria da Zucker School of Medicine da Hofstra/Northwell University em New Iorque.

“Além disso, o tratamento pode ser adaptado para cada pessoa, com base nos pontos fortes e fracos do indivíduo, algo que a farmacoterapia não é capaz de fazer”, disse Gayatri.

Nas novas descobertas publicadas na Nature Neuroscience, as células cerebrais são “ativadas em pontos de tempo específicos, e isso é definido pela frequência da estimulação (elétrica)”, disse o coautor do estudo Shrey Grover, estudante de pós-doutorado em cérebro, comportamento e cognição. programa da Universidade de Boston.

“A consequência de mudar os tempos em que as células cerebrais se ativam é que induz esse processo de plasticidade. A plasticidade é o que permite que os efeitos sejam levados adiante no tempo mesmo quando a estimulação terminou”, acrescentou.

Por que as memórias desaparecem

À medida que o cérebro envelhece, é comum perder parte da capacidade de lembrar. Para algumas pessoas, pode ser a memória de curto prazo que mais sofre: Onde estacionei meu carro no shopping nesta viagem de compras?

Outros podem ter problemas para se lembrar de coisas por um longo período de tempo: onde estacionei meu carro duas semanas atrás antes de pegar um avião para as férias? E alguns lutam com ambos os tipos de memória.

Os pesquisadores da Universidade de Boston analisaram a memória de longo prazo e a memória de curto prazo ou de trabalho separadamente em dois experimentos, cada um com grupos randomizados de 20 pessoas com idades entre 65 e 88 anos.

Os estímulos cerebrais ajudaram a melhorar a memória de idosos - Foto: Getty Images

SNB - Com informações de Istoé Dinheiro

Nenhum comentário: