quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Enfermeiros da Atenção Básica vão receitar e solicitar exames

Os enfermeiros que compõem o serviço de Atenção Básica no município de Feira de Santana a partir de agora podem prescrever medicamentos e solicitação de exames médicos. A permissão surgiu através da aprovação do Protocolo do Enfermeiro, construído pela coordenação do serviço e apresentado para os funcionários na terça-feira, 1º.

O Protocolo do Enfermeiro norteia o profissional de enfermagem na abordagem ao paciente, em qualquer momento do atendimento, de acordo com as necessidades da unidade de saúde – com ou sem a presença de um médico. A decisão tem base legal na Lei 7.498/86 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e portaria 2.488/2011, que regulamenta a política nacional da atenção básica.

“Essa é mais uma conquista que fortalece a categoria de enfermagem, motivando os profissionais na busca de uma maior valorização do trabalho, além de contribuir de forma ética, crítica e responsável na transformação das práticas e ampliação da qualidade e autonomia da enfermagem em nosso município”, destacou a chefe da Divisão de Atenção Básica, Valdenice Queiroz.

A Divisão de Atenção Básica conta com o trabalho de 115 enfermeiros. O documento começou a ser elaborado no mês de janeiro deste ano e antes de ser lançado foi apresentado e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde.

  Valdenice destaca também que Feira de Santana se torna pioneira na região, virando referência para outros municípios. “Agora outras cidades estão convocando nossa equipe para subsidiar o trabalho de elaboração de protocolos”, afirma.

Nenhum comentário: